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sábado, 9 de julho de 2011

Google vai cooperar com investigação antitruste, diz presidente

Google vai cooperar plenamente com as autoridades antitruste dos Estados Unidos, mas não permitirá que o inquérito formal iniciado no mês passado desvie ou perturbe sua estratégia, afirmou Eric Schmidt, o presidente do conselho da empresa.

Schmidt, que deixou o posto de presidente-executivo do Google em abril, sendo substituído pelo co-fundador Larry Page, também disse que executivos do Google discutiram com autoridades chinesas os recentes ataques de hackers contra contas do Gmail.

Scott Olson/Getty Images/France Presse

Eric Schmidt, do Google

No mês passado, o Google revelou um grande ataque de hackers que alegou ter sido originado na China. A companhia anunciou que os hackers tentaram roubar senhas de centenas de usuários com contas no Gmail, entre os quais importantes funcionários do governo norte-americano, ativistas chineses e jornalistas.

"Dizemos aos chineses o que sabemos... e eles negam publicamente seu envolvimento. Isso é tudo que tenho a declarar a respeito", disse Schmidt a jornalistas e executivos do setor de mídia em uma conferência da Allen & Co. em Sun Valley, Idaho.

Mais perto de casa, a Comissão Federal do Comércio (FTC) dos EUA deu início a uma revisão formal dos negócios do Google, o que causou preocupações entre os investidores quanto a um inquérito longo e com grande potencial de desviar atenções, e quanto à possibilidade de processos judiciais.

A FTC deve considerar queixas de concorrentes do Google no sentido de que os resultados de busca da empresa favorecem seus próprios serviços. O Google, que responde por total estimado em 69 por cento das buscas online mundiais, pode causar o sucesso ou fracasso de uma empresa a depender da posição que ela venha a ter em seus retornos de busca.

Há quem se preocupe com a possibilidade de que o desejo do Google de resistir firmemente à intrusão governamental, como no caso de seus protestos contra a censura chinesa a seus resultados de busca, venha a causar uma longa batalha que poderia causar mais danos que um acordo rápido.

"Realizamos algumas reuniões internas, mas não mudamos coisa alguma", disse Schmidt.

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quinta-feira, 7 de julho de 2011

Amazon anuncia espaço ilimitado para armazenar músicas na nuvem

Amazon anunciou uma série de melhoras em seu serviço de armazenamento de arquivos na nuvem na última quarta-feira (6). Entre as mudanças estão espaço ilimitado para guardar músicas, armazenamento gratuito para faixas compradas no serviço da empresa e tocador virtual para o iPad.

"A partir de agora, e por tempo limitado, os consumidores que comprarem o Cloud Drive [serviço de armazenamento em nuvem da empresa] terão espaço ilimitado para guardar suas músicas", disse Craig Pape, da Amazon. O armazenamento se aplica a arquivos nos formatos MP3 e AAC. De acordo com a Amazon, o plano mais simples do Cloud Drive sai por US$ 20 por ano.

Por sua vez, os compradores que adquirirem suas músicas na própria loja da Amazon terão o armazenamento gratuito das faixas no Cloud Drive.

Com as músicas armazenadas, os usuários poderão ouvi-las a partir de diversos dispositivos, incluindo o iPad. A empresa lançou uma versão para o tablet da Apple do Cloud Player, que permite que o usuário ouça suas faixas armazenadas nos servidores da companhia sem ter que fazer o download dos arquivos no aparelho.

Em março deste ano, a Amazon lançou uma série de s

domingo, 3 de julho de 2011

Nova rede social do Google aquece disputa com Facebook

Com a rede social Google+, lançada na semana passada, o Google quer desafiar o Facebook não só em popularidade mas também provar que tem ferramentas suficientes para tentar retomar a posição de liderança na web.

Muito mais que uma rede social --que tem como principais atrativos a conversa de vídeo entre amigos e a segmentação de contatos em círculos de relacionamento--, o Google+ é um imenso repositório de dados.

Estão em jogo informações valiosas sobre o comportamento de navegação e que podem determinar o futuro das receitas do Google com publicidade.

"O Google não tem necessariamente a aspiração de ser a principal rede social, mas de ter a demografia mais completa", afirma Dan Olds, diretor da consultoria Gabriel Consulting Group.

Essa nova fronteira da disputa virtual pode ser vista em movimentos recentes de Google e Facebook de entrada em áreas até então pouco exploradas --desde pagamento on-line até locação de vídeo pela internet.

"A estratégia até pode ser ganhar com serviços pagos, mas há dados de comportamento que podem ser rentáveis em vários formatos, como os anúncios", diz Olds.

Segundo o especialista, o Facebook tem hoje 700 milhões de usuários e chegou ao valor de mercado estimado em quase US$ 70 bilhões tendo como principal ativo seu banco de dados.

No ano passado, o Facebook conquistou pela primeira vez mais usuários únicos de internet do que o Google, 8,9% ante 7,2%, segundo a consultoria Hitwise.

"O Google+ vem para dar poder de fogo para o Google tentar retomar a posição de líder na internet, hoje claramente ocupada pelo Facebook", afirma o analista.

Embora o Google tenha lançado o Orkut em 2004 com a possibilidade de extrair informações semelhantes da web, a rede nunca decolou de forma expressiva.

DIVERSIFICAÇÃO

Dos US$ 6 bilhões estimados em publicidade nas redes sociais em 2011, o Facebook deve receber 66%.

O Google+ pode não ter a ambição de gerar faturamento expressivo para o Google, mas já poderá disputar alguns dos dólares da rede de Mark Zuckerberg.
Entre as agências de publicidade, no entanto, ainda é cedo para afirmar se o Google+ vai se consolidar.

"O Google+ ainda precisa se firmar como ferramenta para que as empresas o adotem", diz Max Petrucci, da agência Garage Interactive.
Entre os maiores desafios do Google está popularizar a rede para, depois, pensar em modelos de publicidade.

O Facebook não deve ficar atrás e deve anunciar nesta semana novas funções, entre as quais um serviço de vídeo e voz integrado com o Skype.