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sábado, 15 de janeiro de 2011

News Corp e Apple adiam jornal digital voltado para iPad

News Corp e a Apple adiaram o lançamento do jornal digital para iPad desenvolvido pelo conglomerado de mídia, publicou o "Wall Street Journal", citando fontes próximas do assunto. O jornal faz parte do grupo News Corp.

O jornal para tablet, que será chamado de "The Daily", deveria ser apresentado na próxima quarta-feira, mas as empresas decidiram que o serviço de assinatura precisa de mais testes, segundo o jornal.

A News Corp confirmou o adiamento do produto, mas não comentou mais o assunto, segundo o jornal.

Representantes da Apple e da News Corp não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um ano depois de briga com a China, Google planeja crescimento

Google está recarregando suas armas na China e planeja se concentrar em publicidade on-line convencional e no florescente setor de exportação, um ano depois que uma disputa com Pequim quanto a censura e ataques de hackers praticamente pôs fim às suas atividades no país.

A estrada para a recuperação será certamente acidentada, mas o gigante da internet parece estar posicionado de maneira suficientemente positiva para reconstruir sua presença no maior mercado mundial da rede, com seus mais de 400 milhões de usuários.

"Se considero que serão capazes de fazê-lo? Sim, o mercado continua a crescer muito rápido, e um pequeno pedaço de uma torta muito grande continua a ser um grande pedaço", disse T. R. Harrington, presidente-executivo da Darwin Marketing, uma consultoria de marketing para o setor de buscas.

O mercado de buscas chinês é estimado em 11 bilhões de iuanes (US$ 1,7 bilhão) em 2010, e deve crescer em média 50% ao ano pelos próximos quatro anos, de acordo com a iResearch.

Embora a fatia do Google na arena chinesa de buscas esteja destinada a continuar caindo por mais alguns anos, as dimensões do mercado e seu ritmo acelerado de crescimento devem oferecer proteção suficiente à empresa por enquanto.

Sob seu novo plano, o Google está dirigindo atenção a publicidade de empresas chinesas em seu serviço internacional de buscas, um negócio que já responde por metade das receitas da empresa na China, segundo Harrington.

A aposta do Google é a de que os exportadores chineses, ansiosos por atingir seus clientes fora do país, utilizarão o alcance global da empresa por meio de seus sites internacionais de busca.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Torre Eiffel tem modelagem digital para garantir longevidade

Deixada durante mais de um século aos cuidados exclusivos de operários e pintores, a Torre Eiffel, monumento emblemático de Paris, dispõe agora de um diagnóstico sobre sua conservação feito por modelagem digital, o que permitirá ao monumento enfrentar com mais tranquilidade os próximos dois ou três séculos.

Quando, em 1889, foi construída por Gustave Eiffel por ocasião da Exposição Universal de Paris, a torre estava prevista para ser desmontada após 20 anos.

A questão é como suas 18.000 partes resistiram ao tempo, às adaptações e aos milhões de visitantes que recebe por ano.

Embora tenha resistido bem às intempéries, foi necessário criar um modelo virtual digital e praticamente resolver uma equação com mais de um milhão de incógnitas para se certificar de seu bom estado de conservação

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Telefônica firma parceria com a Livemocha, rede social de línguas

A Telefônica fechou parceria com a Livemocha, rede social de aprendizado de idiomas, que vai beneficiar os clientes de banda larga da companhia. A comunidade Livemocha tem quase oito milhões de membros de 195 diferentes países, incluindo mais de dois milhões no Brasil.

A parceria é parte de um acordo internacional com o Grupo Telefônica, que visa oferecer cursos de idioma da Livemocha para os clientes em várias partes do mundo.

"Os brasileiros já têm sido o maior e mais ativo segmento da comunidade Livemocha de aprendizagem de línguas on-line", diz Michael Schutzler, diretor executivo da Livemocha.

Os descontos vão até 85% sobre o preço normal dos cursos. Para receber o benefício, os clientes do Speedy devem estar registrados no T-Vantagens -- programa de relacionamento da Telefônica e da empresa parceira TVA.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

EUA recusam rever ação contra gravadoras por downloads musicais

Suprema Corte dos EUA recusou-se, nesta segunda-feira, a rever uma decisão que restabeleceu uma ação judicial antitruste que acusa grandes gravadoras de conspiraram para fixar preços e termos de downloads de música na internet.

Os juízes rejeitaram sem comentários um recurso movido por várias empresas, entre elas Sony, Warner Music, e EMI Group, contra a decisão de um tribunal de apelações em Nova York.

A corte de apelações decidiu que um juiz federal tinha errado em 2008 ao rejeitar a ação movida em nome de pessoas que descarregam músicas da internet. As pessoas tinham processado as gravadoras que controlam mais de 80% das vendas digitais de música nos EUA.

A ação acusou as gravadoras de acordarem um piso de preço de cerca de US$ 0,70 por canção, quando concorrentes começaram a oferecer música na internet a preços muito inferiores.

O tribunal de apelações decidiu que os querelantes apresentaram provas suficientes para apontar uma conspiração de truste para fixação de preços e reenviou o caso para maiores considerações do juiz.

Os advogados das gravadoras apelaram, dizendo que o caso levantou questões importantes e recorrentes que justificavam que fosse remetido à consideração da Suprema Corte.

Já os advogados dos querelantes se opuseram ao recurso e disseram que a corte de apelações aplicou corretamente o critério legal de decisões recentes da Suprema Corte.

Os juízes John Roberts, presidente da Suprema Corte, e Sonia Sotomayor, se abstiveram de analisar o caso.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Depois de celulares, Google invade mercado dos tablets

Em plena expansão no mercado dos celulares, o sistema Android da Google supera o domínio da Apple no setor dos tablets, com dezenas de fabricantes optando por ele, e pode reorientar a identidade do grupo californiano.

No centro das atenções do salão de eletrônicos (Consumer Electronics Show - CES) em Las Vegas (oeste dos Estados Unidos): o sistema Honeycomb, conhecido também como Android 3.0. Ele será equipado no tão esperado tablet Xoom (pronuncia-se 'zoom') da Motorola Mobility, bem como no próximo aparelho da Samsung e em outro da LG.

Muitos outros fabricantes, Dell e Lenovo, por exemplo, optaram também pelo Android.

Esses anúncios consecutivos coincidem com o fato de que agora o Android sobe para a segunda posição do ranking de sistemas operacionais mais utilizados nos smartphones nos Estados Unidos.

Segundo números publicados na quinta-feira pela empresa ComsCore, o Android possui uma fatia do mercado de 26% (+6,4 pontos em três meses), se aproximando do sistema BlackBerry que perde o fôlego (33%) e ultrapassando o iPhone (25%).

"O Honeycomb está por todo o CES", reparou na quinta-feira o analista financeiro Youssef Squali, do grupo Jefferies --apesar de, paradoxalmente, a Google não estar em exposição.

"O sucesso da Google nos celulares é uma vitória importante para um grupo que havia sido criticado por muitos que achavam que ele só sabia fazer uma coisa", cuidar de seu sistema de busca, disse Squali.

Na empresa Forrester, a analista Sarah Rotman Epps considerou que o sucesso do Android, e em particular do Honeycomb, que confirma a credibilidade da Google junto aos fabricantes, "representa uma ameaça bem maior para a Microsoft do que para a Apple".

"Dos 24,1 milhões de tablets que achamos que os consumidores americanos comprarão em 2011, a maioria continuará sendo iPads, mas os consumidores à procura de uma alternativa mais barata e rica em funcionalidades vão optar pelo Google e não pela Microsoft", explicou Rotman Epps.

No CES, os tablets com Windows são comparativamente raros.

Durante seu discurso de abertura na noite de quarta-feira, o dono da Microsoft Steve Ballmer mostrou vários projetos de aparelhos interessantes, em particular dos asiáticos Acer e Asus --mas dos quatro tablets ou híbridos (tablets/computadores) apresentados pela Acer, três rodam com Android e apenas um com Windows.

Semente da discórdia, o fabricante chinês Lenovo casa Windows com Android em seu aparelho, o mais notado do salão, o híbrido IdeaPad U1: em forma de computador portátil, o U1 funciona com Windows 7; mas quando a tela é retirada para se tornar um simples tablet, batizado de LePad, nos deparamos com o sistema Android - como se a Lenovo julgassem decididamente que o Windows é inapto para os tablets.

Pequeno consolo para a Microsoft: o Android é um sistema aberto e gratuito e "ninguém sabe se a Google está ganhando dinheiro com ele", disse Rotman Epps.

No entanto, com os aplicativos Google que estão incluídos no Android, como a ferramenta de busca, o correio eletrônico Gmail e instrumentos de produção de documentos, a popularidade do sistema ameaça ofuscar ainda mais parte do mercado da Microsoft em suas atividades mais rentáveis.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Mercado de celulares deve crescer 8% no mundo em 2011

No próximo ano, o mercado de celulares deve crescer 8%, resultando em mais de 1,4 bilhão de aparelhos vendidos em todo o mundo. A conclusão é de um estudo da Pyramid Research.
A queda de preço dos smartphones e o surgimento de aparelhos com valores mais acessíveis devem alavancar as vendas.

Divulgação

Incredible, smartphone da HTC e N8, celular da Nokia; mercado deve crescer 8% em 2011

Ainda segundo o estudo, nos próximos quatro anos, 70% das vendas de celulares vão se concentrar nos mercados emergentes.

No Brasil, são cerca de 200 milhões de telefones celulares, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O número de aparelhos é superior ao da própria população do país, estimada em 193 milhões, segundo dados do o Banco Mundial.

Um dos fatores que podem aquecer o mercado nacional já neste ano é a venda das licenças da banda H, compradas pela Nextel, que se junta a Claro, Oi, Vivo e TIM.

Também será permitido que empresas de outras áreas, como bancos, se transformem em operadoras de celulares sem precisar investir em infraestrutura.

Mais para a frente, entre 2011 e 2012, devem ser vendidas as licenças de quarta geração da telefonia celular, chamada 4G.

A nova tecnologia permitirá velocidades maiores nos celulares -de até 100 Mpbs por segundo, mais de dez vezes a velocidade máxima possível hoje no país.