Pesquisar este blog

sábado, 8 de outubro de 2016

Furacão Matthew continua atingindo perigosamente costa leste dos EUA

O furacão Matthew continuava neste sábado seu perigoso trajeto paralelamente à costa leste dos Estados Unidos, onde cinco pessoas morreram, ameaçando provocar graves inundações nas próximas horas. Matthew deixou cenas de desolação e morte em sua passagem pelo Caribe, provocando a morte de ao menos 400 pessoas no Haiti, além de muitos danos em casas e campos de cultivo. Pelo contrário, seu impacto sobre o estado da Flórida foi até o momento menos violento que o esperado, já que o olho do furacão não tocou terra. Às 06h00 GMT (03h00 de Brasília), Matthew estava perto da costa da Carolina do Sul (Charleston) e da Geórgia (Savannah). O furacão passou à categoria 2 na escala Saffir Simpson de um máximo de 5, com ventos de até 165 km/h. "Há risco de inundações mortais (...) ao longo da costa da Geórgia, da costa da Carolina do Sul e da Carolina do Norte", advertiu o Centro Nacional de Furacões (NHC). O presidente americano, Barack Obama, alertou que Matthew "ainda é realmente um furacão perigoso". "Acredito que a maior preocupação neste ponto não é apenas a força dos ventos do furacão, mas o aumento do nível das águas costeiras", disse Obama na Casa Branca. O governador da Flórida, Rick Scott, advertiu na noite de sexta-feira através de uma mensagem no Twitter que "as inundações continuam no nordeste da Flórida. Permaneçam no interior!". Durante a sexta-feira, o pior da tempestade passou diante de Cabo Cañaveral, onde a Nasa tem seu centro de lançamento de foguetes, e deixou "danos limitados no telhado das instalações do KSC (o Centro Espacial Kennedy)", disse a instituição em seu site.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Gols de Brasil 5 x 0 Bolívia. Seleção brasileira goleia e mantém campanha 100% da era Tite

O Brasil goleou a Bolívia por 5 a 0 na noite desta quinta-feira, no estádio Arena das Dunas, em Natal, em partida pela nona rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, e chegou à terceira vitória seguida da seleção brasileira desde que o treinador Tite assumiu o comando do time canarinho. Com a vitória, o Brasil chegou aos 18 pontos e sustenta a segunda posição na tabela das eliminatórias, perdendo apenas para o líder Uruguai, com um ponto a mais. A Bolívia continua sendo um saco de pancadas da chave e é o penúltimo colocado, com sete pontos, na frente apenas da Venezuela.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

EUA em alerta por furacão

O poderoso furacão Mattew atin­giu as Bahamas, com ventos de quase 200 km/h e chuvas torrenciais, após deixar nove mortos no Haiti e na República Dominicana, além de grandes danos na cidade mais antiga de Cuba. Previsões do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos é que Matthew estaria muito próximo à costa Leste do estado da Flórida. O presidente Barack Obama cancelou uma viagem que faria ontem para a Flórida, onde iria participar de um comício em favor da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton. O governador da Flórida, Rick Scott, pediu que a população do estado esteja preparada para o pior. “Os efeitos do furacão serão devastadores”, disse. “Se o Matthew impactar diretamente a Flórida, haverá destruição em massa como não temos visto em muitos anos. Esta é uma tempestade mortal que se aproxima o nosso estado”, disse. Segundo o governador Rick Scott, o estado colocou de prontidão milhares de integrantes da Defesa Nacional, socorristas e soldados. Todos eles deverão participar de um esforço de evacuação da população da costa para o interior do estado, caso seja necessário. Os Estados Unidos, com a lembrança fresca do destruidor furacão Sandy em 2012 (de categoria 3), ordenaram as primeiras evacuações nos estados meridionais da costa Leste, em previsão da chegada do ciclone na noite de quinta (5). Os estados da Flórida e Carolina do Norte decretaram estado de emergência, diante da chegada do furacão, enquanto a Carolina do Sul ordenou a evacuação da Costa desde ontem. Cuba O furacão Matthew chegou com intensidade ao extremo-Leste de Cuba, onde os municípios Baracoa, Imías, Maisí e San Antonio del Sur da província de Guantánamo estavam isolados e bastante destruídos. “Foi assustador. Não sobrou nada de Baracoa, apenas escombros e restos. Os casarões coloniais no centro da cidade, que eram lindos, estão destruídos”, contou a dona de casa Quirenia Pérez, de 35 anos, que falou por celular com a AFP. Com quase 82 mil habitantes, Baracoa é a cidade mais antiga de Cuba, com 505 anos, e polo turístico de Guantánamo, onde opera uma base americana que foi parcialmente evacuada antes da chegada do furacão. Haiti O furacão deixou dez mortos no Haiti e quatro na República Dominicana, países que dividem a ilha Espanhola, levando as autoridades haitianas a adiarem as eleições presidenciais e legislativas convocadas para o domingo. Na República Dominicana, o Centro de Operações de Emergência (COE) relatou mais de 8.500 evacuados em Santo Domingo e em províncias fronteiriças com o Haiti.

Ataque atribuído aos islamitas shebab mata seis no Quênia

Seis pessoas morreram nesta quinta-feira após um ataque em uma área residencial no nordeste do Quênia, anunciaram a polícia e autoridades. O atentado foi atribuído aos islamitas somalis shebab e teve como alvo um prédio de moradores que não são de etnia somali nem muçulmanas. O local do atentado fica a menos de um quilômetro da fronteira com a Somália. — Sofremos um novo ataque em Mandera e, infelizmente, perdemos seis pessoas — disse o governador Ali Roba. Os criminosos utilizaram explosivos para entrar no edifício, informou o comandante da polícia local, Mohamud Alí Saleh. — Suspeitamos que os criminosos eram integrantes do grupo insurgente shebab e que entraram (no Quênia) através da fronteira porosa — disse. Desde 2007 os islamitas somalis shebab executam uma campanha de violência para expulsar do poder o governo de Mogadíscio e vem atuando no Quênia a partir de 2011, quando o exército queniano foi enviado à Somália para combater os insurgentes.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Comunidade internacional confirma apoio financeiro ao Afeganistão

A comunidade internacional reconheceu nesta quarta-feira os esforços de desenvolvimento e de paz do governo afegão ao arrecadar 15,2 bilhões de dólares para o período de 2017 a 2020 e prometer que prolongará sua ajuda ao país. O presidente afegão Ashraf Ghani, que organizou a conferência com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, havia obtido inicialmente promessas de ajuda financeira de pelo menos menos três bilhões de euros até 2020. "Agora não é o momento de reduzir nossa ambição ou nosso investimento no povo do Afeganistão [...] Por isso, fico feliz em anunciar que nós nos comprometemos a dar um notável e impressionante montante de 15,2 bilhões de dólares", indicou o comissário europeu de Cooperação Internacional e Desenvolvimento, Neven Mimica. A conferência arrecada assim um valor bastante próximo aos 16 bilhões de dólares arrecadados na anterior, em Tóquio, em 2012. A conferência teve a presença de representantes de mais de 70 países, entre eles o secretário de Estado americano, John Kerry. O encontro serviu para expressar o desejo da comunidade internacional de que se alcance a paz no Afeganistão. John Kerry fez um apelo aos talibãs para que sigam o exemplo de outro grupo rebelde afegão e alcancem uma paz "honrosa" com Cabul, para garantir a reconstrução do país devastado por décadas de conflito. "Há um caminho para um fim honroso do conflito que os talibãs têm travado, um conflito que não pode ser vencido no campo de batalha", disse Kerry em Bruxelas durante uma conferência internacional de doadores. O chefe da diplomacia americana se referia ao acordo de paz assinado no mês passado entre Cabul e Gulbuddin Kekmatyar, um senhor de guerra afegão conhecido como o "carniceiro de Cabul" que liderou o movimento armado Hezb-i-Islami. "A mensagem para os talibãs deveria ser: tomem nota", destacou. Para Kerry, "uma solução negociada com o governo afegão é a única maneira de acabar com os combates, garantir uma estabilidade duradoura e obter uma redução total das forças militares internacionais". O governo dos Estados Unidos, que liderou uma intervenção militar no Afeganistão em 2001 para expulsar os talibãs do poder após os atentados de 11 de setembro em Nova York, ainda mantém 9.800 soldados no país, número que deve cair para 8.400 na próxima semana. Para o presidente Ashraf Ghani, que assinou a paz com Kekmatyar, "os afegãos podem fazer a paz e farão a paz". "Estamos comprometidos em políticas construtivas, não destrutivas", acrescentou.

Jornal: Além de Neymar, Real Madrid também tentou tirar Rakitic do Barcelona

Não é segredo que o maior rival do Barcelona já tentou levar Neymar e seu talento para longe do Camp Nou - mais precisamente, para o Santiago Bernabéu, em Madri. Entretanto, o camisa 11 não foi o único reforço que o Real Madrid quis contratar. O meio-campista Ivan Rakitic também foi procurado pelo clube merengue, mas recusou a proposta. Na janela de transferências de 2014, quando decidiu encerrar sua exitosa passagem pelo Sevilla, onde jogou por quatro temporadas, o croata recebeu uma atraente proposta do Real, conforme informa o jornal Mundo Deportivo.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Após morte de adversário, boxeador lamenta: 'me sinto responsável'

A luta da última quinta-feira (29) contra o escocês Mike Towell, de 25 anos, será inesquecível para o britânico Dale Evans, de 24 anos. Infelizmente, não é pelo lado bom. A luta culminou na morte de Towell, um dia após a luta. Até então imbatível em sua carreira - foram 12 lutas com 11 vitórias e um empate - o escocês sofreu um nocaute de Evans e foi levado para o hospital devido à gravidade das lesões. No entanto, um dia após a luta, não resistiu e faleceu. Ao saber do falecimento de seu oponente, em entrevista ao jornal "Daily Mail", o britânico lamentou a morte de Towell, se considerando culpado. "Eu me sinto como se fosse responsável pela morte dele, porque era comigo com quem ele estava trocando socos. Isso é algo com o qual tenho de conviver agora", disse Dale Evans. Evans ainda fala que Mike Towell não apenas faleceu, mas deixou um vazio em seus familiares, principalmente em seu filho. "Tem sido terrível para mim. Tudo que eu penso é no seu filho de dois anos, sua namorada e sua família que não terá mais o Mike por perto", lastimou.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dubai será aeroporto mais movimentado do mundo, diz CEO

Bloomberg) -- O Aeroporto Internacional de Dubai espera se tornar o mais movimentado do mundo nessa década, superando Pequim e Atlanta, impulsionado pela expansão da empresa aérea Emirates. O aeroporto, que superou Heathrow, de Londres, prevê que o tráfego de passageiros subirá para 83 milhões neste ano, contra 78 milhões no ano passado, e estima que 90 milhões de pessoas utilizarão as instalações no ano que vem, disse Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, à Bloomberg TV, em entrevista. "As taxas de crescimento que estamos experimentando são mais de duas vezes maiores que as experimentadas por Pequim e Atlanta", disse Griffiths. "Deveremos superar, talvez nessa década, o trânsito total desses aeroportos e conquistar o primeiro lugar absoluto." Dubai, que já é o aeroporto mais movimentado do mundo em tráfego internacional, adicionou 7,5 milhões de passageiros no ano passado. Atlanta Hartfield-Jackson, principal hub da Delta Air Lines, continua sendo o mais movimentado, mas processou apenas 5,3 milhões de passageiros adicionais, alcançando um total de 101,5 milhões. O aeroporto de Pequim somou 3,8 milhões de novos passageiros e chegou a 89,9 milhões. O aeroporto de Dubai, que enfrentou um fechamento de mais de cinco horas em agosto após a aterrissagem forçada de um jato da Emirates, disse que o incidente não afetou sua meta anual de tráfego. A agência reguladora da aviação civil do país está dando sequência à investigação e divulgou um relatório provisório. Griffiths disse que não pode "especular sobre o resultado".

Homem com casamento mais duradouro do mundo morre na Inglaterra

O segredo de uma vida longa e feliz é um casamento longo e feliz. Pelo menos, é o que alguns dizem. Desta maneira vivia Karam Chand, que morreu de causas naturais, no último fim de semana, aos 110 anos, em um hospital na Inglaterra. Karam era detentor de um recorde. Tinha o casamento mais longevo do mundo. Era casado com Kartari, 103, havia 90 anos. Segundo a família, os dois nunca discutiram. Será? Karam e Kartari, ambos de origem indiana, tiveram um casamento arranjado e formalizaram a união em uma cerimônia sikh no ano de 1925. E desde então viveram de forma muito feliz na cidade inglesa de Bradford. Eles tiveram oito filhos, 27 netos e uma porção de bisnetos. Segundo a família, Karam afirmava que comia e bebia de tudo, mas com moderação. Além disso, fumava --parou com o vício havia pouco tempo-- e, de vez em quando, dava uns goles em um copo de uísque. Quanto ao casamento, Karam dizia viver um relacionamento "abençoado", mas se dizia pronto caso fosse chamado para "o outro lado". No total, o casal permaneceu junto por 90 anos e 291 dias. Um recorde que, infelizmente, ainda não foi reconhecido pelo Guinness Book. (Com Metro)

domingo, 2 de outubro de 2016

Polônia protesta contra proibição total do aborto

Milhares de pessoas vestidas de preto protestaram neste sábado (1) diante do Parlamento polonês contra um projeto de lei que proíbe totalmente o aborto na Polônia, governada pela direita conservadora católica. Na semana passada foi admitida para trâmite parlamentar, com o voto de uma ampla maioria dos deputados, uma iniciativa cidadã apresentada pelo comitê "Stop Avortment" para proibir totalmente a interrupção voluntária da gravidez, com a única exceção de que a vida da grávida corra risco imediato. Neste sábado, reunidos ao grito de "As piadas acabarão!" e respondendo ao chamado do comitê "Salvemos as mulheres", os manifestantes levavam bandeiras negras e cartazes nos quais era possível ler "Parem os fanáticos no poder", "Necessitamos de cuidados médicos, não do Vaticano" e "Queremos médicos, não policiais". "Estou realmente irritada com esses caras de terno que querem decidir sobre a vida do povo que se encontra, às vezes, em situações insuportáveis", declarou à AFP Anna Blumsztajn, uma professora do ensino médio que participou da manifestação. O comitê "Salvemos as mulheres" anunciou que recolherá assinaturas para um projeto de lei europeu que assegure o acesso garantido a um aborto legal, à educação sexual e aos métodos contraceptivos. A versão atual do projeto debatido no Parlamento prevê uma pena de prisão de até cinco anos tanto para os médicos e para outras pessoas que participem de um aborto, como para as próprias pacientes, embora permita que o juiz possa renunciar a condenar estas últimas. A lei atual, em vigor, autoriza o aborto em três casos: se existe risco para a vida ou para a saúde da grávida, se um exame pré-natal revela uma patologia grave e irreversível no embrião e se a gravidez é resultado de um estupro ou de incesto.

Papa se encontra com os católicos da Geórgia

O papa Francisco levou um pouco de conforto à pequena comunidade católica da Geórgia em uma missa celebrada ao ar livre em um estádio de Tbilisi neste sábado (1), segundo dia de sua visita ao Cáucaso. "O consolo que precisamos, em meio às vicissitudes turbulentas da vida, é a presença de Deus no coração", afirmou o pontífice no estádio Meskhi. A comunidade católica, pequena na Geórgia, um dos países cristãos mais antigos do mundo, com forte presença dos ortodoxos (85%), se considera em alguns momentos marginalizada. Dezenas de manifestantes se reuniram na sexta-feira na entrada do aeroporto da capital georgiana para expressar oposição à visita do sumo pontífice ao país ortodoxo. "Este dia é muito importante para os georgianos, independente de sua origem", disse à AFP Manana Itonishvili, de 56 anos, professora de história da arte. "Vim para escutar a missa como ortodoxa e para expressar minha gratidão ao papa", completou. A delegação oficial ortodoxa recusou, no entanto, o convite para participar na missa, um sinal da tensão entre as duas comunidades. O papa Francisco agradeceu aos "fiéis" da Igreja ortodoxa presentes no estádio e não aos "representantes" desta igreja, como estava previsto a princípio. "Estava claro desde o início que os representantes da Igreja (ortodoxa) da Geórgia não compareceriam à missa. Desde 1054 (data do cisma entre católicos e ortodoxos) não há liturgia comum entre as Igrejas católica e ortodoxa", disse à AFP a porta-voz da Igreja ortodoxa do país, Nato Asatiani. "Mas é preciso destacar que esta visita do papa Francisco reforçará ainda mais as relações entre as duas Igrejas, acrescentou. O patriarca da Igreja ortodoxa georgiana, Elias II, também afirmou na sexta-feira diante do papa Francisco que sua visita contribuirá para reforçar os laços entre as duas Igrejas cristãs. Muitas pessoas afirmaram neste sábado esperar que a visita do pontífice ajude a levar paz à região. Francisco não fez referência em sua homilia à situação no Cáucaso, mas na sexta-feira recordou diante do presidente georgiano Giorgi Margvelashvi a necessidade de uma "coexistência entre todos os povos e Estados da região, condição prévia indispensável para conseguir a paz e a estabilidade". Quase 20% do território georgiano está sob controle russo desde a guerra relâmpago de agosto de 2008 neste pequeno país do Cáucaso. Após a missa, o papa visitou seminaristas e padres, assim como organizações de caridade católicas. Ele incentivou seu trabalho e prestou homenagem por sua simplicidade, a principal mensagem da Igreja, como recordou Francisco. "Bem-aventurados os pastores que não apontam para a lógica do êxito mundano, e sim que seguem a lei do amor: a acolhida, a escuta e o serviço", disse Francisco em sua homilia. Ainda neste sábado, o papa visitará Mtsketa, antiga capital da Geórgia, a 16 km de Tbilisi, onde visitará a catedral, centro espiritual da Igreja ortodoxa georgiana. No domingo, Francisco viajará ao Azerbaijão.