Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Importadores de carros devem demitir mais 5 mil até o fim do ano

SÃO PAULO - A Abeiva, entidade que abriga importadores de carros, disse hoje que o setor deverá cortar mais cinco mil vagas de trabalho até o fim do ano. Desde janeiro, 10 mil postos foram eliminados pelas empresas de importação de carros, levando o quadro de funcionários para 25 mil pessoas. De acordo com Flavio Padovan, presidente da Abeiva, esse ajuste se deve a uma combinação de fechamento de lojas e enxugamento de custos, diante da retração de 27,5% nas vendas acumuladas entre janeiro e agosto, na comparação com igual período de 2011. Para 2012, a Abeiva ainda prevê o recuo de 40% nas vendas de marcas sem fábricas no Brasil, como a Kia Motors e as chinesas Jac Motors e Chery. Diante desse cenário, o setor ainda aguarda a liberação pelo governo de cotas de importação sem o acréscimo de 30 pontos percentuais do IPI. Padovan afirmou que a medida foi prometida pelo governo, mas o anúncio vem sendo adiado desde maio. A expectativa da Abeiva, agora, é a de que o governo confirme o incentivo até o fim deste mês, junto com a regulamentação do novo regime automotivo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Em jogo truncado, Argentina empata com Peru e vê disputa se acirrar nas eliminatórias

Em um jogo de poucas finalizações e muito truncado, Peru e Argentina empataram por 1 a 1 nesta terça-feira em Lima. Com o resultado, os argentinos continuam na liderança das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo-2014 com 14 pontos, mas viram a disputa ficar mais acirrada na zona de classificação. A oitava rodada da competição deixou a disputa embolada. A diferença entre os argentinos e a Venezuela, sexta colocada e primeira seleção fora do grupo de classificados para o Mundial (o quinto ainda vai para a repescagem) é de apenas três pontos. Já o Peru chegou aos sete pontos, na sétima posição, e permanece distante da briga. Veja Álbum de fotos Logo no primeiro minuto de partida, o Peru teve excelente chance para abrir o marcador. Farfán recebeu dentro da área e foi derrubado por Dí Maria. Pizarro cobrou o pênalti, mas Romero caiu no canto direito e defendeu. Após o susto, a Argentina tentou reagir, mas o jogo estava truncado e com muitas faltas no meio-campo. Os donos da casa tomaram as iniciativas ofensivas, mas a defesa argentina estava bem postada. Bem marcado, Messi encontrava dificuldades para levar sua equipe à frente. Aos 21min, os peruanos saíram na frente. Em cobrança de falta ensaiada, Advíncula recebeu na direita e cruzou para Zambrano completar para as redes. Após o gol, a seleção peruana recuou e a Argentina tocava a bola em seu ataque para tentar encontrar espaços. Os visitantes chegaram ao empate aos 36min. Do campo de defesa, Fernández lançou Lavezzi na direita; o atacante cruzou rasteiro para Higuaín, de primeira, marcar na primeira finalização dos argentinos. Lavezzi quase virou aos 45min, mas a bola saiu à esquerda do gol. Se o primeiro tempo teve poucas chances de gol, o segundo começou movimentado. Lavezzi apareceu bem aos 4min e exigiu boa defesa do goleiro Fernández Valverde. A resposta peruana veio três minutos depois com Rodríguez, que pegou um rebote de frente para o gol, mas chutou em cima de Romero. Aos 8min, o Peru teve nova chance de ficar à frente no placar. Em contra-ataque, Ramírez recebeu na esquerda e bateu; a bola acertou a trave. A Argentina levou um susto aos 12min, quando Cruzado caiu em cima do pescoço de Gago, que foi imobilizado e retirado do gramado. Guiñazu entrou em seu lugar. Os argentinos não conseguiam chegar ao ataque e trocavam bolas na defesa à espera de um erro dos peruanos, que ameaçavam em poucas subidas. Sem grandes emoções, a partida terminou empatada. As duas equipes voltam a campo pelas eliminatórias da Copa-14 em 12 de outubro. A Argentina enfrenta o Uruguai em casa, enquanto o Peru vai até a Bolívia.

domingo, 9 de setembro de 2012

Primeira fase do 8º Exame da OAB acontece hoje; são esperados mais de 117 mil candidatos

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aplica neste domingo (9), das 14h às 19h (horário de Brasília), a primeira fase (prova objetiva) do 8º Exame de Ordem Unificado. Foram inscritos 117.852 candidatos. Veja o edital: Edital do 8º Exame de Ordem da OAB (arquivo .pdf) Os candidatos devem chegar ao local de prova com antecedência mínima de uma hora, munidos do comprovante de inscrição e do documento de identidade com foto em original. É preciso levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. A prova objetiva terá 80 questões sobre "conteúdos previstos nas disciplinas do eixo de formação profissional, de direitos humanos, do estatuto da advocacia e da OAB e seu regulamento geral e do código de ética e disciplina". Datas do 8º Exame de Ordem da OAB 1ª fase 09/09/2012 Gabarito preliminar da 1ª fase 09/09/2012 Resultado preliminar da 1ª fase 19/09/2012 Resultado da 1ª fase 04/10/2012 Locais de prova da 2ª fase 15/10/2012 2ª fase 21/10/2012 Padrão de respostas da 2ª fase 05/11/2012 Resultado preliminar da 2ª fase 08/11/2012 Resultado final 21/11/2012 A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, nos termos do art. 8º, 4, da Lei 8.906/1994. Outras informações podem ser obtidas no edital ou pelos sites da FGV Projetos e da OAB.