Pesquisar este blog

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Google e outras empresas driblam escudo de privacidade da Apple

Google e outras companhias de publicidade na internet conseguiram driblar o escudo de privacidade de milhões de usuários do buscador da Apple em seus iPhones e computadores, informou nesta sexta-feira o jornal "The Wall Street Journal".

Segundo o artigo, a iniciativa permitiu que o Google e sites similares rastreassem os hábitos de navegação de pessoas que preferiam se proteger desse tipo de vigilância.

"As empresas usaram uma codificação especial de computação que 'engana' o programa Safari Web da Apple para a navegação na rede e permite vigiar muitos usuários", acrescentou o jornal.

"O Safari, buscador mais usado nos celulares, foi desenvolvido para bloquear esse acompanhamento a menos que o usuário não deseje isso", explicou o artigo.

De acordo com o "The Wall Street Journal", depois que seus jornalistas entraram em contato com o Google para tratar desse assunto, a companhia desativou a codificação.

Em comunicado, o Google disse que o artigo do "Wall Street Journal" descreve erroneamente o processo, já que o Safari fornece "características que os usuários ativaram ao iniciar sua sessão no Google" e, apesar de tudo, a informação é anônima.

O gigante informático assegurou que não havia percebido que o Safari permitia que alguns cookies - pacotes de informação que lembram o usuário para facilitar a navegação - se instalassem no navegador e já começaram a eliminá-los.

Segundo a companhia, os cookies relacionados com publicidade passavam do Safari aos servidores do Google de forma anônima.

A informação surge poucos dias depois de ser divulgado que o Twitter compra e guarda durante 18 meses a informação de contatos pessoais de seus usuários, sem que estes saibam, e que o Path - um aplicativo para a troca de vídeos e fotos - adquiriu o mesmo tipo de lista sem o conhecimento dos internautas.

O "The Wall Street Journal" informou nesta sexta que um pesquisador de Stanford, Jonathan Mayer, detectou a codificação que o Google usava para driblar o escudo de privacidade do Safari, e um assessor em tecnologia do jornal confirmou a existência dessa operação.

O assessor Ashkan Soltani disse sertanejo que 22 avisos nos 100 sites mais visitados instalavam o código de acompanhamento do Google em um computador de testes, e alertas em 23 páginas faziam o mesmo em um buscador do iPhone.

"A técnica vai muito além desses sites, no entanto, uma vez que a balada codificação é ativada, o Google rastreia a navegação dos internautas em grande parte das páginas da rede", indicou o jornal.

As outras companhias de publicidade online que usaram técnicas similares incluem, segundo o "The Wall Street Journal", a Vibrant Media Inc., a WPP PLC's Media Innovation Group LLC e a PointRoll Inc.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Microsoft vai lançar prévia do novo Windows no dia 29

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (16) que vai lançar uma versão prévia para consumidores do Windows 8 durante o Mobile World Congress, evento de telecomunicações que ocorre em Barcelona, no dia 29 deste mês.

O sistema poderá ser instalado e usado gratuitamente durante o período de testes, ainda indefinido. Depois da versão prévia para consumidores, a Microsoft lançará mais duas edições: uma candidata a lançamento e a final.



Tablet com Windows 8; Microsoft vai lançar versão prévia para consumidores durante evento em Barcelona


Em setembro de 2011, a Microsoft havia lançado uma versão mais crua do Windows 8, voltada a desenvolvedores.

Com interface inspirada no Windows Phone, sistema móvel da empresa, o Windows 8 será adotado tanto em laptops e computadores tradicionais quanto em tablets.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Microsoft já prepara nova versão para o Windows Phone

O Windows Phone 7 ainda é um novato no mercado, mas a próxima geração do sistema operacional móvel da Microsoft já está sendo preparada, mirando acirrar a competição com o Android, do Google, e com o iOS, da Apple.

As informações sobre o que seria o Windows Phone 8 surgiram no início deste mês no site "Pocketnow", que afirma ter tido acesso a um vídeo no qual Joe Belfiore, gerente de Windows Phone, revela as melhorias do sistema.




Frederic J. Brown/France Presse







Técnico demonstra um smartphone com Windows Phone 7, na feira CES, em Las Vegas


Na nova versão, o WP relaxaria requerimentos técnicos impostos pela Microsoft aos fabricantes de smartphones. O sistema funcionaria com quatro tipos de resolução de tela (hoje só funciona com um) e rodaria com processadores com brasil mais de um núcleo e em aparelhos com entrada para cartão microSD.

"Isso é uma tentativa de ampliar a participação em um mercado com novas categorias de aparelhos, como smartphones, tablets e até PCs", diz Bruno Freitas, analista da consultoria IDC.

Também apareceriam na nova plataforma suporte a NFC, que permite pagamentos on-line por aproximação, e controle de consumo de dados e energia por meio de um aplicativo nativo --ferramentas já conhecidas de usuários do Android.

A Microsoft não confirma as informações e a veracidade do vídeo.



INTEGRAÇÃO

Segundo o "Pocketnow", o WP 8 vai usar o mesmo sistema central (ou kernel) do Windows 8, a próxima versão do sistema para PCs. Isso significa que eles serão tão próximos que aplicativos criados para um poderão ser facilmente adaptados ao outro.

"Isso vai ajudar desenvolvedores a criar aplicativos que funcionam no desktop e em dispositivos móveis, o que poderia aumentar o número de apps para Windows Phone. A falta de aplicativos é uma das causas do fracasso do WP até agora", diz Rob Sanfilipo, da consultoria Directions on Microsoft.

Se confirmada a informação, a integração entre desktops e aparelhos móveis deverá ser um dos atrativos da plataforma, já que nem Google nem Apple fazem isso com os sistemas móveis Android e o iOS.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Apple anunciará iPad 3 em 7 de março, diz site

lançamento do iPad 3 pela Apple está marcado para o dia 7 de março, diz o site iMore, especializado na cobertura da empresa.
■Apple planeja testar iPad com tela menor, diz jornal
■Documentos do FBI dizem que Steve Jobs distorcia a realidade para atingir metas
■Donos de iPhone e iPad antigos reclamam de lentidão com novo sistema da Apple
■Tablets com sistema Android se aproximam de iPad

A reportagem reforça os rumores de que a nova versão do tablet terá um formato semelhante à anterior, mas contará com processadores mais rápidos e uma tela com maior resolução.




Justin Sullivan - 2.mar.11/France-Presse








Steve Jobs apresenta o iPad 2 durante evento em San Francisco em março do ano passado


Segundo o iMore, o iPad 3 terá resolução de 2.048x1.536 pixels numa tela de 9,7 polegadas --mesmo tamanho do iPad 2, que tem resolução de 1.024x768 pixels.

Outros boatos dão conta de que o aparelho terá um chip Apple A6 com processor de quatro núcleos e acesso a rede 4G e, por causa das melhorias, será um milímetro mais espesso que o atual modelo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Luan Santana passa o Carnaval dentro do estúdio

Luan Santana passará o Carnaval no batente. Mas o cantor não fará shows não, ele estará em estúdio trabalhando na finalização de seu próximo CD.

“O Luan pediu para desmarcar toda a agenda de shows dele neste mês de fevereiro. E neste período de Carnaval ele vai finalizar o CD, fazer fotos para a capa do novo trabalho. Vai trabalhar bastante”, explica a assessoria do cantor a O Fuxico.

+LUAN SANTANA FAZ PERFORMANCE SENSUAL EM SP

Luan também não participará da folia de momo em camarotes ou trios elétricos.

“Ele foi convidado para fazer várias coisas, para marcar presença nos camarotes do Rio e de Salvador. Mas realmente está focado nesse novo trabalho e vai se concentrar só nisso”, informa a assessora de Luan.

O novo CD do cantor, que ainda não teve o título divulgado, deve ser lançado na segunda quinzena de março. Será o quinto CD da carreira do cantor.

“O Luan retoma a agenda de shows nos dias 3 e 4 de março, quando se apresenta no Citbank Hall, no Rio. Será ainda o show antigo, mas Luan já vai começar a mostrar algumas composições do novo CD”, finaliza a assessoria.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Camex reduz tarifa de importação para produtos de informática

Camex (Comissão de Comércio Exterior) reduziu de 16% para 2%, até 30 de junho de 2013, o Imposto de Importação de alguns produtos de informática e de telecomunicação.

A resolução Camex 9 está publicada no "Diário Oficial da União" de hoje. A tarifa reduzida vale para módulos montados como demonstrador de intel cristal líquido de driver; máquinas para produção de ozônio; aparelhos para diagnósticos de funcionamento de freios ABS, motor ou air bag de veículos e equipamentos inteligentes para testes funcionais de motores.

Segundo a Camex, a alteração de tarifa é feita na condição de "ex-tarifário" dos produtos em questão. O mecanismo de ex-tarifário reduz temporariamente as alíquotas de itens sem produção nacional, vinculados a investimentos produtivos no país.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Participação feminina aumenta e casais dividem barracas na Campus Party

Diferentemente do que se imagina, as barracas da Campus Party são feitas, sim, para comportar duas pessoas. Além disso, nerds e geeks também amam.

Com 30% de campuseiros do sexo feminino, segundo a organização do evento --um aumento de dois pontos percentuais em relação à edição anterior --, é comum ver casais circulando de mãos dadas pelo Anhembi ou assistindo a palestras.




Alexandre Aragão/Folhapress








Jorge Willians e Sophia Izumi: "ninjas" para dormir em barraca menor


Durante o dia, na arena, tudo é uma maravilha. Difícil é na barraca. "Tem que ser ninja, deixar aberto e dormir com a cabeça pra fora", diz Jorge Willians, que vem à sua quinta Campus Party. Sophia Izumi, namorada dele, o acompanha pela segunda vez. "A gente dorme juntos em uma barraca e usa a outra para deixar toda a tranqueira que trouxemos", diz ela.

Apesar de haver opções de barracas para casais, a opção não é intel tão vantajosa, diz Kemilly Dearo. "Elas são pouco centímetros maiores que as normais", conta. Ela e o noivo, Murilo Naldi, vieram com a caravana da UFV (Universidade Federal de Viçosa) --ela, como aluna, ele, como professor responsável. "Moramos juntos e namoramos há cinco anos, não é nada de mais ficarmos juntos na barraca", diz elMurilo Naldi e Kemilly Dearo: professor e aluna em excursão da universidade


Durante as palestras e os debates, pombinhos não tiram os olhos de quem está no palco. "A gente veio junto porque temos muitos interesses em comum", diz Fábio Priamo, que veio com a namorada Alessandra Reis. Eles estudam na faculdade de tecnologia do Senai em Juiz de Fora (MG).

À noite, quando os eventos terminam, o número de namorados circulando diminui bastante --sem um motivo aparente.