Pesquisar este blog

sábado, 11 de junho de 2011

Samsung vende 1 mi de Galaxy S2 na Coreia do Sul

gigante da eletrônica sul-coreana Samsung Electronics vendeu mais de 1 milhão de telefones celulares Galaxy S2 na Coreia do Sul desde seu lançamento, em 29 de abril, informaram nesta sexta-feira (10) as operadoras de telefonia do país asiático.

Em pouco mais de um mês na Coreia do Sul, o Galaxy S2, mais rápido e leve que seu antecessor, permitiu que a Samsung reconquistasse grande parte da fração de mercado que havia perdido para o iPhone, da Apple.

Com as vendas do Galaxy S2, a Samsung obteve, em maio, 60% das vendas de telefones móveis na Coreia do Sul, após cair 47% em abril, em parte pela forte demanda do concorrente iPhone 4.

O avanço do carro-chefe da Samsung, a segunda maior fabricante mundial de telefones celulares, acontece apesar de a SK Telecom, a maior operadora sul-coreana, ter começado em março a oferecer o iPhone, pondo fim à exclusividade da KT.

O Galaxy S2 conseguiu vencer o popular dispositivo móvel da Apple, porque a companhia norte-americana não apresentou grandes novidades por enquanto e apesar de telefones de companhias como HTC e Motorola estarem adquirindo popularidade.

O Galaxy S2 é mais fino que seu antecessor, e seu sistema operacional agora funciona com rapidez duas vezes maior, graças a um processador de 1,2 gigahertz de núcleo duplo, enquanto a navegação na internet ficou 25% mais ligeira, segundo a fabricante.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Feira E3 desenha futuro hipersensorial para videogames

Para além do Kinect, do Move e do Wii U, o futuro do videogame aponta para uma total integração do software com o ambiente dentro e fora de casa, como foi demonstrado nesta semana na feira E3 (Electronic Entertainment Expo) de Los Angeles.

Empresas como a americana Aiken Labs assentaram as bases de um ecossistema de videogames livre de ataduras espaciais, prescindindo dos sensores ópticos utilizados por Nintendo, Microsoft e Sony para levar a ação a qualquer parte e onde os usuários são os únicos protagonistas.

O sistema, denominado Immersive Motion, emprega ondas de rádio para capturar os movimentos dos jogadores através de um equipamento de sensores que combinam o potencial de um giroscópio, um magnetômetro e um acelerômetro para determinar tanto a orientação como a posição.

"Acreditamos que é uma melhora sobre os sensores ópticos porque você não necessita preparar um espaço. Tem muitas vantagens quando é usado em casa, mas é realmente um grande avanço em ambientes exteriores", disse à Agência Efe o presidente da empresa, Chris Aiken.

Essa tecnologia permitirá, por exemplo, que jogadores equipados com sensores detectem outros jogadores em qualquer lugar e possam lutar virtualmente com feitiços e truques apenas com o movimento de suas mãos, sem a necessidade de usar nada mais que um dispositivo portátil de bolso.

Em sua versão doméstica, o Immersive Motion terá o poder de trocar teclados, comandos, ou mouses por sensores que podem ser conectados atados ao corpo com um velcro ou estar incorporados em uma infinidade de objetos que substituirão as funções dos botões e teclas para interagir com os jogos.

A companhia garantiu que o sistema requer uma entrada USB, por isso inicialmente funcionará apenas em computadores e no PlayStation3, mas Aiken adiantou que já estão trabalhando para levar a ferramenta a Xbox e Wii. A Aiken Labs deve lançar seus sensores de rádio para casa em agosto, enquanto a versão móvel sairá em dezembro.

Os produtos dessa companhia acentuam a tendência do setor dos videogames a acrescentar cada vez mais dimensões às experiências dos jogadores, o conceito de "realidade replicada".

A companhia Forth Dimension Displays, por exemplo, desenvolveu um protótipo de capacete, que parece tirado de um filme de ficção científica, com o qual o usuário é introduzido em um ambiente virtual multisensorial.

O jogador fica isolado do mundo e entra em um universo de jogos em 3D que faz o jogador "sentir como se estivesse realmente ali", segundo afirma a empresa que confirma que o projeto ainda não está terminado.

"Estamos entrando em uma era dourada do setor", declarou à Efe o diretor de vendas da Innex Video Game Accessories, líder mundial de distribuição de periféricos para videogames, Jorge Martínez.

"Em dez anos o Kinect e o Wii não vão se parecer em nada ao que são agora, talvez tenhamos trajes completos com sensores para jogar. A indústria está realmente avançando nessa direção", afirmou Martínez.

Outro dos fenômenos que pouco a pouco abrem caminho entre os usuários de tecnologia é o da realidade aumentada, uma tecnologia com múltiplas aplicações que permite aos usuários ver através de seus telefones, tablets ou consoles portáteis elementos virtuais integrados em um ambiente real.

A feira E3, encontro anual para profissionais do setor do videogame mais importante do mundo, é realizado no Centro de Convenções de Los Angeles e este ano teve como protagonistas a segunda geração dos

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vasco perde para o Coritiba, mas conquista a Copa do Brasil

Em jogo emocionante, o Vasco foi derrotado pelo Coritiba nesta quarta-feira, por 3 a 2, de virada, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, mas, mesmo com o revés, conquistou a Copa do Brasil e está classificado para a próxima edição da Taça Libertadores.

Veja como foi o jogo
Confira a tabela final da Copa do Brasil
Nosso grupo é fenomenal, diz goleiro do Vasco após título
Torcida do Coritiba atira objetos durante comemoração do Vasco
O time carioca, que venceu a partida de ida, em São Januário, na semana passada, por 1 a 0, ficou com o título porque marcou dois gols fora de casa. Dessa maneira, quebra um jejum de 11 anos sem uma conquista nacional na elite do futebol. O último foi a Copa João Havelange, a versão do Campeonato Brasileiro de 2000.

O título desta noite, porém, veio com muito sofrimento. O Vasco saiu na frente com Alecsandro, mas viu o adversário virar ainda na primeira etapa, com Bill e Davi.

Depois do intervalo, Éder Luis voltou a dar maior tranquilidade. Logo depois, Willian colocou o Coritiba novamente na frente. Apesar da pressão do rival no fim, o Vasco conseguiu se segurar e conquistou a Copa do Brasil pela primeira vez na sua história.

Fábio Borges/Divulgação

Comandados por Eder Luis, vascaínos comemoram o 2º gol contra o Coritiba

O JOGO

Sem o atacante Anderson Aquino, suspenso, o técnico Marcelo Oliveira mudou o esquema tático da sua equipe: passou a atuar no 4-5-1, com Bill isolado na frente e Marcos Paulo no lugar de Aquino --autor de três gols contra os reservas do Vasco no fim de semana.

Já Ricardo Gomes podia contar com os retornos do lateral esquerdo Ramon e do atacante Éder Luis, que não atuaram no primeiro jogo da decisão. Este último formou a dupla de frente com Alecsandro, autor do gol da vitória em São Januário.

Depois de um começo nervoso, com muitos erros dos dois lados, a cópia no ataque do time carioca deu certo logo aos 11min. Éder Luis arrancou pela direita e cruzou rasteiro para o centro da área. Alecsandro só empurrou para as redes.

O gol foi como um banho de água fria na equipe da casa. Jogando com apenas um atacante, pouco incomodou o adversário. Isso até aos 28min, quando Marcelo Oliveira sacou Marcos Paulo e colocou Leonardo. Um minuto depois, o resultado da alteração foi um gol.

Leonardo cruzou da esquerda e Jonas escorou para Bill completar, de cabeça, para as redes. Ainda com o título em mãos, o Vasco ficou na defesa, sem sofrer grandes riscos no ataque. O Coritiba, mais ofensivo com Leonardo, encontrou espaços e virou o jogo aos 44min.

Rafinha chutou cruzado, Fernando Prass espalmou e Davi, no centro da área, não perdoou no rebote. Depois do intervalo, o time da casa continuou bem distribuído em campo, usou as laterais, mas chegou pouco ao gol de Fernando Prass.

O Vasco, quando teve a chance, não desperdiçou. Aos 12min, Éder Luis chutou de fora da área, a bola deu um leve desvio na zaga e Edson Bastos não conseguiu fazer a defesa. Marcelo Oliveira fez então duas alterações: sacou Lucas Mendes e Léo Gago e colocou Eltinho e Marcos Aurélio.

Aos 21min, o empate. Willian chutou forte de fora da área e marcou um golaço. Ricardo Gomes fechou o time: trocou Felipe e Diego Souza por Bernardo e Jumar. Apesar da pressão do adversário no fim, o Vasco conseguiu se segurar e saiu de Curitiba classificado para a próxima Libertadores.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Microsoft confirma estreia de "Guerra nas Estrelas" para Kinect na feira E3

saga cinematográfica "Guerra nas Estrelas" ("Star Wars", no original) será lançada ao dispositivo Kinect para Xbox 360 na feira de tecnologia E3, de Los Angeles, onde a Microsoft anunciará que pretende triplicar o catálogo de jogos para seu videogame sem joystick, confirmou neste domingo Kudo Tsunoda, diretor criativo do Xbox 360.

Em uma apresentação exclusiva em Los Angeles, o responsável do Kinect antecipou parte dos conteúdos que a Microsoft revelará em seu evento de segunda-feira, com o qual se abrirá a E3, o mais importante encontro mundial do ano para o setor de games.

Tsunoda aplacou os rumores que circulam pela internet sobre o lançamento de uma nova geração de consoles Xbox e afirmou que a companhia está concentrada em explorar as possibilidades oferecidas pelo Kinect para continuar aumentando o número de usuários.

"Haverá muitas novidades do Kinect nesta semana, mas tudo foi feito com o mesmo sensor e a mesma plataforma tecnológica que tínhamos em seu lançamento (novembro de 2010). Não é preciso mudar o hardware", esclareceu o diretor, que acredita que, até agora, apenas se "arranhou a superfície" do potencial dessa ferramenta.

Sem novos dispositivos à vista, a Microsoft lançará vários jogos no mercado para aproveitar o bom momento que vive a plataforma Xbox - o melhor de sua história, segundo Tsunoda -, graças aos 10 milhões de sensores Kinect comercializados nos últimos meses que, na maioria dos casos, foram vendidos conjuntamente com o console.

"Vamos ter três vezes mais jogos para Kinect disponíveis antes do fim deste ano", comentou Tsunoda, o que significará uma oferta de aproximadamente 60 títulos até o Natal, entre os quais estarão "Kinect Star Wars" e "Kinect Disneyland Adventure", ambos com estreia prevista para o último trimestre de 2011.

Os presentes à E3 serão os primeiros que poderão empunhar a espada laser virtual dos Jedi para acabar com os inimigos galácticos em um jogo que combina luta corpo a corpo com os elementos mais emblemáticos da saga.

"Ser capaz de usar a força para agarrar ou para empurrar, sem um comando, sem nada em seu caminho, faz você se sentir que está imerso no mundo de "Guerra nas Estrelas". Usar a espada laser é genial, é muito natural e intuitivo, mas, para mim, usar a força contra os inimigos é minha parte favorita do jogo", disse Matt Shell, diretor de marketing da LucasArts.

O esperado "Star Wars" concentrará as novidades da Microsoft para atrair um maior número de membros ao clube Kinect, que já conquistou milhões de jogadores esporádicos diante da concorrência com o videogame Wii, da Nintendo, e o sistema Move, do PlayStation.

"Temos conteúdos para todo mundo", exclamou Tsunoda, que não quis revelar mais games, mas destacou que serão vistos cada vez mais jogos que integrem o Kinect em seus sistemas, sem que isso implique a eliminação do comando do Xbox, como, por exemplo, "Forza Motorsport 4", no qual os sensores de movimento convivem com os controles físicos.

O "Kinect Disneyland Adventure" será uma das apostas de maior destaque do Xbox para os jogadores mais esporádicos e para crianças, no que parece uma versão temática do "Kinect Adventures".

"O sistema de controles sem joystick do Kinect se ajusta à perfeição, já que permite aos jogadores criar suas próprias experiências e lembranças da Disneylândia da comodidade de sua sala", declarou Adam Sussman, vice-presidente da Disney Interactive Media Group.

O jogo emula uma visita ao parque Disneylândia, da Califórnia, que foi "100%" recriado no game, segundo Tsunoda. O usuário pode percorrê-lo por completo e encontrar-se com Mickey Mouse, Pato Donald e outros célebres personagens, inclusive cumprimentá-los e abraçá-los.

Além disso, o "Kinect Disneyland Adventure" inclui 12 provas baseadas nas atrações de "Alice no País das Maravilhas", "Piratas do Caribe" e "Peter Pan".

Tsunoda negou que a Microsoft cogite acrescentar em breve a tecnologia 3D à experiência Kinect, mas, segundo ele, é algo que ocorrerá "em algum momento, à medida que a plataforma evolui".

A apresentação oficial das novidades para Xbox será realizada a partir das 9h30 locais (12h30 de Brasília) desta segunda-feira, no Galen Center de Los Angeles, na véspera da abertura da feira E3 2011.