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sábado, 18 de dezembro de 2010

DirecTV paga US$ 604 mi à Globo por 19% da Sky Brasil

DirecTV anunciou nesta quinta-feira a compra de mais 18,9% da Sky Brasil da Globo e suas afiliadas por US$ 604,8 milhões, e passa a deter 93% da operadora de TV paga.

A aquisição de 178,83 milhões de ações da Sky Brasil pela subsidiária latino-americana da DirecTV será paga em dinheiro ao grupo brasileiro, que em junho decidiu exercer direito previsto em acordo de 2004 entre acionistas da Sky Brasil, segundo comunicado.

Após a operação, a Globo manterá uma participação de 7% na Sky Brasil, com opção até janeiro de 2014 para que o grupo brasileiro de comunicações venda a fatia remanescente na operadora de TV paga.

O grupo também continuará a oferecer programação para a Sky, de acordo com o comunicado da companhia norte-americana.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

LG lança primeiro smartphone de núcleo duplo do mundo

A LG lançou nesta quinta-feira (16) o Optimux 2X, o primeiro smartphone equipado com processador de núcleo duplo.

O 2X é uma referência ao processador Nvidia Tegra 2, com velocidade de 1 GHz, que promete ser mais veloz do que qualquer outro existente no mercado.

Divulgação

LG Optimux 2X, primeiro smartphone de núcleo duplo do mundo

O dispositivo tem tela de quatro polegadas, câmera traseira de oito Mpixels e outra frontal de 1.3 Mpixel para videoconferência. O sistema do telefone é Android 2.2, mas a LG já disse que ele será atualizável para a versão 2.3.

O Optimux 2X também é capaz de filmar em resolução fullHD (1080p).

Segundo a LG, o smartphone estará disponível na Coreia do Sul no próximo mês. Ainda não há data para o lançamento nos EUA ou no Brasil.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Google desenvolve aplicativo em 3D para explorar corpo humano

O Google, maior site de buscas do mundo, desenvolveu um novo aplicativo que permite explorar o corpo humano em detalhe, o Google Body Browser.

A ferramenta ainda está em fase de testes e funciona somente em navegadores que possuem webGL, uma tecnologia que permite visualização 3D em páginas da internet sem a necessidade de nenhum aplicativo adicional, como as novas versões do Mozilla Firefox e do Google Chrome.

O Google Body Browser funciona de maneira parecida com o Google Earth, e permite navegar pelos diversos sistemas do corpo humano, ampliar e identificar órgãos, músculos, ossos e tecidos.

O produto foi criado inicialmente para explorar as possibilidades da nova tecnologia, e ainda não se sabe quando será lançado.

O webGL deverá ser um recurso padrão em navegadores a partir de 2011.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Clube de compras e descontos na internet deve ser febre neste Natal

As ofertas dos clubes online de compra coletiva e de desconto têm caído no gosto popular e devem movimentar negócios de todos os tipos e tamanhos neste Natal. Praticamente iniciada neste ano no Brasil, esse tipo de venda atrai pelos descontos e preços reduzidos e a comodidade das compras que podem ser feitas sem ter de sair de casa

Os clubes de compras coletiva enviam a seus membros e-mails diários com ofertas de produtos e serviços com descontos. Os descontos são ativados apenas quando um número mínimo de pessoas adere à oferta. Já os clubes de desconto oferecem produtos com preço baixo, mas não costumam limitar o número de compradores.

Para se tornar sócio, basta fazer um cadastro simples para poder receber via e-mail as ofertas.

De acordo com a estimativa da e-bit, até o fim deste ano 23 milhões de pessoas no país terão feito pelo menos uma compra online. Já dados do Ibope Nielsen apontam que aproximadamente 20% dos internautas do país realizaram alguma ação em um site de compras coletivas em 2010.

SUCESSO

De acordo com especialistas, a explicação da explosão desse tipo de site de vendas se resume ao sucesso das redes sociais aliado ao crescente do número de internautas que procuram fazer as compras pela web para diminuir custos e ganhar em comodidade.

"As redes sociais são a premissa da explosão das vendas online. Elas fazem as pessoas se relacionarem, e influenciam no processo de compra", explica Guilherme, sócio-fundador do Save-me, site agregador de ofertas que foi comprado pelo Buscapé.com --maior site de buscas da América Latina.

Segundo Umberti, da e-bit, o aumento da procura por redes sociais têm turbinado esses tipos de negócios porque a informação é disseminada em segundos. "Isso cria o impulso da compra. A dica aqui é que o internauta tem de usar todas as ferramentas, além do bom-senso, para pesquisar preços antes de comprar. Esse modelo de compra coletiva não é novo, e vive hoje um forte atrativo apoiado no boom das mídias sociais", diz Umberti, da e-bit.

A loja virtual de camisetas Vishi Maria viu suas vendas crescerem 20% após anunciarem em um site de vendas coletivas, o Brands Club. "Temos de diminuir a margem de lucro para dar o desconto, mas vale à pena porque a velocidade das vendas compensa. Esses sites também são ótimos para divulgar a marca", relata Daniel Pera, sócio da Vishi Maria.

Já o Peixe Urbano, que não revela o faturamento, destaca que os preços são atrativos porque oferecem preços de 50% a 90% mais em conta do que o valor original, de acordo com informações do site de vendas.

AGREGADOR

Os agregadores de ofertas são sites que reúnem as ofertas em um único endereço, o que excluí a necessidades do envio de vários e-mails com anúncios de promoções.

O site de buscas BuscaPé comprou em setembro 75% o antigo agregador ZipMe, hoje SaveMe. "Na ocasião, o portal tinha apenas dois meses de vida e já centralizava ofertas de 39 sites de compras coletivas no país. Agora, temos cerca de 50", conta Guilherme Wroclawski, que junto com o sócio Heitor Chaves, ainda detém 25% da empresa. "A evolução do negócio foi tão grande que em fevereiro nós não tínhamos nem a empresa; e em setembro nos tornamos sócios do maior site de buscas da América Latina".

A empresa adquiriu 75% do ZipMe --o valor da transação não foi divulgado. Com a aquisição, o portal foi rebatizado de SaveMe. Os fundadores, Guilherme Wroclawski e Heitor Chaves, permanecem no negócio, com 25% de participação.

CUIDADOS

O Natal é a época do ano em que as vendas mais crescem e, por isso, é preciso calcular riscos inerentes à grande demanda para não ficar sem o produto. É comum, segundo o Procon-SP, faltar mercadoria no estoque e o consumidor não conseguir receber o que comprou ou encomendou no prazo devido ao congestionamento logístico, seja dos Correios ou de empresas de entregas.

Como nas lojas convencionais, a pesquisa de preços e a compra com antecedência são indicadas e podem evitar contragostos, como receber ou dar o presente de Natal depois da comemoração da data ou só em 2011.

Outro cuidado que o consumidor deve ter é o de não ceder a impulsos consumistas. "Muitas vezes esses sites de compras coletivas e de desconto despertam no consumidor, com ofertas muito atraentes, o desejo de compra de produtos ou serviços que eles não vão utilizar ou que não precisam. É preciso avaliar a necessidade e programar as compras, além de resistir a tanta propaganda", avalia Marcos Diegues, assessor técnico do Procon-SP.

Segundo o Procon-SP, o consumidor deve dar preferência às empresas que tenham endereço físico e telefone para contato em evidência no site. "É preciso sempre desconfiar. As indicações de pessoas que já utilizaram os serviços para compras são ótimas referências".

Todos os fornecedores (site de vendas, marca do produto, exportador etc) envolvidos na venda on-line têm de responder pelos prejuízos do consumidor, seja por problemas na qualidade, quantidade e na entrega. "É a responsabilidade solidária, prevista no artigo 18 do CDC [Código de Defesa do Consumidor]. O consumidor pode acionar e reclamar o fornecedor que for mais fácil para ele."

Os sites de vendas têm de ter: CNPJ da loja (para buscar informações); o processo de compra deve remeter para endereço na web que comece com https (esses sites criptografam [embaralham] os dados para que outras pessoas não consigam entender os dados); devem trazer informações sobre políticas de compra de preferência com o índice de satisfação dos consumidores (uma nota atribuída pelo internauta ao final da compra); e deve informar o que precisa ser feito em caso de necessidade de troca do produto. "Quanto mais claras e visuais estiverem esses dados, mais idônea é a empresa. É deve do consumidor também imprimir as ofertas para utilizar como prova caso seja necessário", explica Diegues, do Procon-SP.

A febre tem por trás uma antiga conhecida do consumidor, o boca a boca. Um detalhe deste tipo de compra, especialmente na coletiva, deve ser observado. "Se o número de participantes da oferta for atingido e o consumidor manifestar sua intenção de compra, ele poderá ficar sem o produto, já que a oferta é limitada. Isso tem de estar sempre visível na oferta", explica Alexandre Umberti, da e-bit.

DIREITOS

Nas compras efetuadas fora do estabelecimento comercial, como é o caso da internet, o consumidor tem prazo de sete dias, a contar da contratação ou do recebimento do produto ou serviço, para arrependimento -- o que permite que cancele a compra neste prazo. Segundo o Procon-SP, o cancelamento deve ser efetuado por escrito, com cópia protocolada. Caso seja feito no site, é aconselhável imprimir o documento ou tirar uma cópia da página onde foi feita a solicitação.

No caso mercadorias que necessitem ser entregues em domicilio, o consumidor deve solicitar que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo, ou comprovante de compra emitido pelo site.

O CDC estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre defeito aparentes ou de fácil constatação para produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

Popularidade da internet se iguala à da televisão nos EUA

Em um marco histórico, os norte-americanos passam o mesmo tempo conectados à internet e na televisão, segundo um estudo da consultoria Forrest divulgado pelo "Wall Street Journal" na segunda-feira.

Não se deve decretar a morte da TV nos Estados Unidos, contudo. Ambas as atividades agora detêm 13 horas por semana dos norte-americanos.

Em cinco anos, a adesão e uso da internet no país aumentou 121%.

Redes sociais são usadas por 35% dos respondentes da pesquisa, número acima dos 15% em 2007. Outros 18% dizem que leem blogs.

Já os e-mails são os mais populares, com adesão de 92% dos entrevistados.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Em entrevista, presidente da Dell fala de expansão para além de PCs

Dell merece ser reconhecida por sua transformação gradual mas contínua de sua origem como fabricante de computadores para uma empresa de tecnologia, algo que deve levar tempo, disse o presidente-executivo da companhia.

Quase quatro anos após ser conduzido ao comando pela segunda vez como presidente da companhia que fundou, Michael Dell afirmou que a empresa está se diversificando e pretende se tornar uma liderança tanto no mercado de equipamentos de centro de dados como no crescente mercado de dispositivos móveis.

"Há cinco ou dez anos, as pessoas diziam que a Dell era uma fabricante de PCs. Bem, novidade --a maior parte de nossa margem e nossos lucros não vem de PCs. Acho que as pessoas ainda não perceberam isso", disse o empresário em rara entrevista exclusiva nesta quinta-feira.

"As margens estão caminhando na direção certa, a proporção dos negócios está mudando de forma significativa, está começando a ficar mais claro o que a Dell está virando."

"A Dell tem um enorme canal pelo qual pode vender a clientes, e é aí que está o potencial de crescimento", disse Michael, que fundou a companhia nos anos 1980 quando ainda era estudante.

Ele renunciou como presidente em 2004, mas voltou ao cargo no começo de 2007 para tentar reavivar a Dell, que havia se tornado muito dependente das vendas de PC.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Venezuela quer regular internet com projeto de lei de mídia

A Venezuela planeja incluir a internet em uma legislação que regulamenta a mídia, segundo proposta apresentada na quinta-feira ao parlamento do país e que a oposição afirma ser resultado de censura.

Manuel Villalba, legislador do partido do presidente Hugo Chávez, afirmou que a lei tem como objetivo proteger os cidadãos do país.

"Em nenhum lugar uma restrição do acesso à internet está sugerida. Mas deve haver proteção da moral dos cidadãos, da honra e da ética", afirmou Villalba, que preside a comissão de mídia da Assembleia Nacional.

O projeto propõe ampliar os limites sobre conteúdo em "mídia digital" de acordo com a hora do dia, com conteúdo adulto sendo reservado para publicação após a meia-noite.

Tais limitações já existem para a TV e emissoras de rádio. Não ficou claro como eles serão impostos para a internet.

A proposta também permite que o governo restrinja o acesso a sites se forem considerados como emissores de mensagens ou informação que incite violência contra o presidente. Chávez frequentemente acusa a oposição de planejar tentativas de assassinato contra ele.

Chávez tem sido criticado por grupos de liberdade de imprensa por forçar uma emissora de televisão de oposição a sair do ar e por retirar licenças de funcionamento de uma série de emissoras de rádio.

O governo afirma que a elite da Venezuela usa a imprensa para minar a posição de Chávez.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Foursquare ultrapassa 5 milhões de usuários

serviço de geolocalização Foursquare atingiu a marca de 5 milhões de usuários no mundo, segundo anúncio do executivo-chefe e cofundador da empresa, Dennis Crowley, em evento em Paris. A informação é do site Mashable.

O executivo afirmou que o número foi alcançado na última semana. Isso significa que a companhia decuplicou sua base de clientes em apenas nove meses.

Em março de 2010, o Foursquare anunciou que possuía mais de meio milhão de usuários. No mês seguinte, atingiu seu primeiro milhão.

Crowley também confirmou a existência de recentes ofertas de aquisição à empresa --rumores na internet apontavam o Facebook e o Yahoo! como os principais interessados na compra.

Segundo ele, o Facebook manifestou interesse em comprar o Foursquare, e "outra companhia" ofereceu US$ 140 milhões (aproximadamente R$ 236 milhões) pelo