Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

Governo inicia nova pressão sobre bancos

governo Dilma vai pressionar mais uma vez os bancos privados. A expectativa é que eles reduzam as taxas de administração de seus fundos de investimentos para torná-los mais lucrativos, permanecendo mais rentáveis que a poupança, informa reportagem de Valdo Cruz E Flávia Foreque publicada na edição deste sábado da Folha. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). Com isso, a equipe econômica considera que haverá espaço para o Banco Central reduzir mais a taxa básica de juros sem alterar as regras de correção da caderneta. Segundo a Folha apurou, a equipe da presidente Dilma acredita que o BC poderá reduzir a taxa de juros dos atuais 9% para 8,5% sem provocar fuga dos fundos de investimentos para a poupança. Na mesma estratégia que levou as instituições privadas a anunciar juros menores, os bancos públicos foram os primeiros a anunciar mudanças. A Caixa Econômica Federal anunciou ontem a redução de taxas de dois de seus fundos. A taxa do AzulFIC Renda Fixa Longo Prazo foi reduzida de 3% para 1,5% ao ano. A do FIC Clássico Renda Fixa Longo Prazo, de 1,85% para 1,4% -para esse fundo, a Caixa também vai baixar o valor de aplicação inicial de R$ 1.000 para R$ 100.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

nter aposta na experiência do elenco e não vê favorito em confronto com o Flu

bagagem do elenco é o que ajuda o Inter a se consolar diante de um confronto de oitavas de final duro. Pior segundo colocado na Libertadores, o time gaúcho exalta nomes como Kleber, D’Alessandro, Guiñazu e Tinga para não admitir que o Fluminense seja o favorito na próxima fase do certame. Veja Álbum de fotos “O Fluminense tem um excelente grupo, mas o Inter também. Nosso elenco tem bagagem”, opinou o presidente vermelho, Giovanni Luigi. “O Abel sabe que temos uma equipe forte e copeira, estamos acostumados as grandes decisões”, discursou o zagueiro Bolívar. LEIA MAIS SOBRE O INTERNACIONAL Inter e Flu se enfrentam; confira os outros jogos das oitavas de final Inter cita sintético e até vento, vê jogo atípico e não se assusta Derrota no Peru faz Inter ter pior campanha após sua 'nova era' Inter sucumbe no sintético, perde para o Juan Aurich e pega o Fluminense Confira a página principal do Inter no UOL E de fato, o Inter tem um grupo recheado de medalhões. O quarteto de defesa que atuou contra o Juan Aurich – Nei, Bolívar, Índio e Kleber, foi campeão da América em 2010. No meio-campo, Tinga é bicampeão do torneio. Guiñazu é símbolo de entrega. D’Ale é estrela máxima da companhia. Mas mesmo com tanta rodagem, o Inter não fez muito no grupo 1. Os números não são contestados, mas o choque com a campanha do Fluminense – melhor da fase, é amenizado do jeito que dá. “Agora entramos em uma nova fase, tudo está zerado. Vamos para um confronto de igual para igual”, disse Luigi. “Agora é uma competição à parte. Temos a vantagem de jogar o primeiro jogo em casa”, completou Bolívar. “É um novo momento, uma nova fase. Não tenho dúvida que o Inter vai entrar forte e decidido [...] Pela competição, o Fluminense fez a melhor campanha e precisa ser respeitado, mas já vi equipes chegarem em primeiro e ficarem pelo caminho”, disse o técnico Dorival Júnior. Dono de oito pontos, com apenas duas vitórias, o Internacional volta para Porto Alegre nesta sexta. O elenco principal terá folga geral e só se reapresenta no sábado, véspera da semifinal do Gauchão, onde enfrentará o Veranópolis.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

BC reduz juros para 9%; país deixa de ter taxa real mais alta do mundo

Do UOL, em São PauloO Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (18) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,75 ponto percentual, indo de 9,75% para 9% ao ano. A decisão foi unânime entre os integrantes do Copom. O Brasil deixou de ter a maior taxa de juros reais do mundo, ficando com 3,4%, segundo levantamento feito pelo analista internacional da Apregoa.com – Cruzeiro do Sul, Jason Vieira, em colaboração com o analista de mercado da Weisul Agrícola, Thiago Davino. A Rússia agora é a campeã dos juros reais, com 4,2%. Os juros reais descontam a inflação projetada para os próximos 12 meses. Os 9% ao ano representam a menor taxa do governo Dilma Rousseff. É também a Selic mais baixa em mais de dois anos, desde março de 2010, quando estava em 8,75% ao ano.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Justiça dos EUA ordena que Apple e Samsung façam acordo

diretores-executivos da Apple e da Samsung concordaram em participar de um acordo para tentar resolver a questão das patentes. O acerto acontecerá numa conversa entre Tim Cook e Choi Gee-sung, pedida pela justiça dos EUA.

No ano passado, a Apple processou a Samsung afirmando que a empresa sul-coreana copiou a tecnologia do iPhone e do iPad para criar a linha Galaxy de smartphones e tablets. O caso se arrasta até hoje em cortes dos EUA e de mais dez países, onde a empresa de San Francisco batalha legalmente contra a sul-coreana em mais de 20 casos de quebra de patente.

Em um documento feito pela justiça norte-americana, as boas companhias concordaram em fazer uma conferência para um acordo no mês de julho.

terça-feira, 17 de abril de 2012

4G deve custar o dobro do atual 3G no Brasil

preço dos planos de internet 4G no Brasil deverão custar o dobro do que as operadoras cobram atualmente pela tecnologia 3G. O motivo é o alto investimento que as teles deverão fazer para viabilizar as conexões mais rápidas em dispositivos móveis, de acordo com o jornal O Globo.

As primeiras redes comerciais 4G devem começar a operar em abril de 2013 nas cidades brasileiras que receberão jogos da Copa das Confederações. O SindiTelebrasil, sindicato do setor, acredita que o prazo é muito curto - o leilão da frequência deve ser feito em junho, o que daria menos de um ano para as teles implantarem a tecnologia.

Quando estiver funcionando, a internet móvel de quarta geração permitirá a transmissão de vídeos em alta resolução, o que é importante para eventos esportivos de grande porte, como a própria Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

O problema é que, para fazer a rede funcionar, as teles terão que investir bilhões. "Será preciso modernizar 60% das linhas de transmissão do país. O 3G pode usar o cabo da 2G, mas o 4G não, pois demanda mais capacidade", afirma Erasmo Rojas, presidente da 4G Americas.

Devido ao alto investimento feito pelas operadoras, o consumidor final deve receber um preço elevado para ter uma conexão 4G - de acordo com estimativas do SindiTelebrasil, será, no mínimo, o dobro do valor cobrado pelo 3G atualmente.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Novo Galaxy Tab de 7'' leva a sério conceito ultraportátil, mas perde recurso de TV

Samsung chegou ao mercado brasileiro de tablets no final de 2010 com o Galaxy Tab de 7 polegadas. Até o final de maio, a empresa sul-coreana deve trazer ao país a nova versão desse ultraportátil – parte da linha Galaxy Tab 2 --, que ganhou processador dual-core de 1 GHz. Por outro lado, a nova versão perde o recurso de TV digital integrada que estava presente em seu antecessor. O modelo de 16 GB, que será vendido no país, ainda não teve preço divulgado.

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (26) durante o Samsung Forum, evento da empresa realizado em Lima (Peru), para apresentar o calendário de lançamentos. Na ocasião, o diretor de produtos Roberto Soboll, da Samsung Brasil, informou que a companhia estuda novas formas de trabalhar com TV em tablets. No entanto, não deu detalhes de quais seriam essas ações.

O que chama a atenção no aparelho, apresentado em fevereiro durante o Mobile World Congress (feira de tecnologia realizada em Barcelona), é a facilidade em transportá-lo. Ele é muito leve (345 gramas) e tem um bom tamanho para ser colocado em bolsas femininas, no bolso traseiro de uma calça masculina ou até mesmo no bolso do paletó. Suas dimensões são 19,3 cm x 12,24cm x 1,05 cm (A x L x E).

Moldura
A tela, comparada ao modelo de 2010, é mais brilhante e sensível. No entanto, a parte da frente do tablet tem uma espécie de moldura maior do que aparentemente seria necessário. Isso passa a impressão de que a área útil da tela poderia ser maior do que é de fato.

domingo, 15 de abril de 2012

Cidades da Copa devem ter redes móveis 4G até dezembro do ano que vem, diz Anatel

Governo mantém leilão de 4G para junho e vê disputa acirrada
Operadoras investirão em 4G mesmo sem retorno com 3G, garante ministro
Sem 4G, Brasil não massificará banda larga
Saiba como a tecnologia de conexão 4G vai transformar o uso da internet móvel
Todas as capitais do país e os municípios com mais de 500 mil habitantes terão a tecnologia 4G (entenda os benefícios das redes 4G) até dezembro de 2014. As cidades com mais de 200 mil habitantes serão contempladas em dezembro de 2015 e as com mais de 100 mil habitantes, até dezembro de 2016. Os municípios que tem entre 30 e 100 mil habitantes serão atendidos até dezembro de 2017.

Nos pequenos municípios, as operadoras poderão utilizar a infraestrutura já existente para oferecer banda larga, mas ainda com a tecnologia de terceira geração (3G). “Estamos passando a mensagem de que investir vale a pena. Porque aqueles que já fizeram investimentos vão poder utilizar a sua infraestrutura”, disse o relator da proposta, conselheiro Marcelo Bechara.

A proposta do edital foi colocada em consulta pública em janeiro e recebeu 2011 contribuições. O relator propôs a divisão de uma das subfaixas que será licitada em dois blocos, o que, segundo ele, vai aumentar a competitividade da licitação.

As empresas que vencerem o leilão das faixas destinadas à telefonia 4G deverão usar pelo menos 60% dos equipamentos fabricados no país em suas redes entre 2012 e 2014. Nos dois anos seguintes, o percentual dos investimentos em aquisição de bens e produtos com tecnologia nacional passa para 65% e, entre 2017 e 2022, para 70%.

Na mesma licitação, também será oferecida a faixa de 450 mega-hertz (MHz), para a oferta de telefonia em áreas rurais. Até junho de 2014, as operadoras deverão atender a 30% da demanda, em dezembro a exigência passa para 60% e até dezembro de 2015, todas as áreas rurais devem ser atendidas. Além dos serviços de telefonia e internet para as residências, as operadoras também deverão oferecer internet nas escolas da área rural.

Pelas regras do edital, a Anatel vai leiloar primeiro as faixas para a zona rural e, se não houver interessados, elas serão atreladas ao leilão da faixa de 2,5 GHz. As operadoras que ganharem a licitação da telefonia de 4G deverão cumprir as metas para a telefonia rural.