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sábado, 31 de março de 2012

Paraty recebe a primeira edição da Virada Digital

Foi lançada nesta quinta-feira no Circo Voador, no Rio, a primeira Virada Digital. Assim como as homônimas Virada Cultural e Virada Esportiva, o evento propõe 72h ininterruptas de atividades gratuitas ligadas a inovação, interatividade e sustentabilidade, para agradar tantos os amantes da tecnologia como os curiosos.

Com um quê de Campus Party, as ações serão concentradas em Paraty (RJ) nos dias 11, 12 e 13 de maio e transmitidas ao vivo em "hubs" -- terminais interativos digitais, criados especialmente para o evento --instalados nos Arcos da Lapa, no Rio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e ao lado Museu de Arte Moderna, em Brasília.

"É um grande encontro de conhecimento", explica o diretor executivo da Virada, Roberto Andrade. "A população vai poder mexer, entender e se aproximar da tecnologia."

Entre as atrações destacam-se demonstrações e experimentos na área de novas tecnologias, além de oficinas e palestras com estudiosos de diversas partes do mundo.

Depois de passar por Paraty, a Virada volta de forma itinerante em novembro quando planeja percorrer em seis meses, em formato de caravana, as 12 cidades brasileiras que irão receber a Copa, voltando novamente ao Rio em maio de 2013 para a segunda edição do evento.

O projeto encerra em maio de 2014, quando volta as cidades que receberão a Copa, dessa vez para uma Virada Digital simultânea.

Notas das melhores escolas paulistas despencam em exame; veja

maioria das escolas públicas que tiveram os melhores desempenhos da rede estadual em 2010 sofreu queda na nota no ano seguinte, apontam dados divulgados pela Secretaria da Educação.

Veja o ranking das escolas no 3º ano do EM
Veja o ranking das escolas no 9º ano do EF
Veja o ranking das escolas no 5º ano do EF

Considerando as 349 melhores de 2010 no ensino médio (10% tops), 252 tiveram nota menor no ano passado, segundo tabulação da Folha com base nos dados oficiais.

Apenas outras 9 mantiveram a nota, e 88 melhoraram. O movimento foi semelhante nas unidades com séries finais do ensino fundamental.

A comparação é feita com base no Idesp, índice que considera o desempenho dos alunos em português e matemática em cada colégio, aliado à sua taxa de aprovação.

Melhor escola há dois anos, a Rizzieri Poletti (em Candido Rodrigues, a 352 km de SP) foi de média 5,81 para 1,47, na escala de 0 a 10 --recuo de 75%.

Já a escola João Ramalho, na cidade de mesmo nome, melhorou em 2010 e depois piorou. Um professor disse que isso ocorreu porque a diretoria de ensino enviou educadores para o colégio. Quando deixou de receber o apoio extra, a média caiu 36%.

Na escola Professora Tereza Valverde Cardoso Tirapele, em Gastão Vidigal, a queda de 41% foi atribuída por um educador à diferença entre as turmas avaliadas.

A Secretaria da Educação disse que precisa de mais tempo para analisar os dados.

"De todo modo, não há razão para se cogitar problemas no sistema de avaliação", afirmou a secretaria.

"Quaisquer que sejam os fatores relacionados às oscilações apontadas, o avanço dos dados globais do Idesp mostram que a educação do Estado está no caminho da melhoria da qualidade."

Na média da rede, as escolas de 5º e 9º anos do ensino fundamental tiveram leve melhora. As notas médias para o 5º e 9º ano passaram, respectivamente, de 3,96 para 4,24, e de 2,52 para 2,57.

Já o ensino médio teve pequeno recuo (1,81 para 1,78).

BÔNUS

Além de avaliar a qualidade de ensino, o Idesp é usado como base para bônus a professores e funcionários, que chegam a ganhar quase três salários extras se a unidade bater a meta. Neste ano, o número de escolas contempladas subiu de 71% para 85%.

Google planeja lançar tablet com sua marca ainda em 2012

empresa californiana Google planeja lançar no mercado um tablet com sua marca, em uma tentativa de impulsionar as vendas dos dispositivos equipados com sistema operacional Android frente à hegemonia do iPad, informou nesta quinta-feira (29) o "Wall Street Journal".

O produto, que não foi confirmado pelo Google, será vendido por meio da internet da mesma forma que fazem a Apple e a Amazon, segundo fontes do jornal.

Como parte dessa estratégia, o Google colocará sua marca nesses novos tablets, mas delegará a fabricação a seus sócios tecnológicos atuais como Samsung e Asustek --que seria uma das primeiras empresas a lançar um desses dispositivos, embora essa informação também não tenha sido confirmada oficialmente.

O Google deve apresentar a próxima versão de escola seu sistema operacional para dispositivos móveis, chamada Jelly Bean, no meio deste ano, em um evento que poderia usar também para lançar sua nova loja na internet.

O "Wall Street Journal" indicou ainda que o Google considera a possibilidade de subvencionar parte do custo dos tablets que vender no futuro para competir com a Amazon e seu Kindle Fire, vendido a US$ 199, quase a metade do preço do Samsung Galaxy Tab de sete polegadas.

Não é a primeira vez que o Google tenta vender dispositivos móveis com sua marca. Em 2010, a empresa se associou com a HTC para fabricar o telefone Nexus One, com sistema operacional Android.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Paraty recebe a primeira edição da Virada Digital

Foi lançada nesta quinta-feira no Circo Voador, no Rio, a primeira Virada Digital. Assim como as homônimas Virada Cultural e Virada Esportiva, o evento propõe 72h ininterruptas de atividades gratuitas ligadas a inovação, interatividade e sustentabilidade, para agradar tantos os amantes da tecnologia como os curiosos.

Com um quê de Campus Party, as ações serão concentradas em Paraty (RJ) nos dias 11, 12 e 13 de maio e transmitidas ao vivo em "hubs" -- terminais interativos digitais, criados especialmente para o evento --instalados nos Arcos da Lapa, no Rio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e ao lado Museu de Arte Moderna, em Brasília.

"É um grande encontro de conhecimento", explica o diretor executivo da Virada, Roberto Andrade. "A população vai poder mexer, entender e se aproximar da tecnologia."

Entre as atrações destacam-se demonstrações e experimentos na área de novas tecnologias, além de oficinas e palestras com estudiosos de diversas partes do mundo.

Depois de passar por Paraty, a Virada volta de forma itinerante em novembro quando planeja percorrer em seis meses, em formato de caravana, as 12 cidades brasileiras que irão receber a Copa, voltando novamente ao Rio em maio de 2013 para a segunda edição do evento.

O projeto encerra em maio de 2014, quando volta as cidades que receberão a Copa, dessa vez para uma Virada Digital simultânea.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Venda de notebooks aumenta 60% em 2011, diz pesquisa

venda de notebooks no Brasil cresceu 60% em 2011, informou nesta quarta-feira a agência de pesquisa de mercado GfK Consumer Goods.

Segundo o levantamento, o valor total de vendas no ano foi de 5 milhões de unidades.

Além disso, os preços dos produtos caíram 20% em relação ao ano anterior. Segundo a consultoria, mais de um terço das vendas de notebooks já está abaixo de R$ 1.000.

Os computadores tablet responderam por 5% das vendas no varejo brasileiro

quarta-feira, 28 de março de 2012

Gibson foca redes sociais, diz presidente da fábrica de guitarras

Para um produto com faturamento movido a respostas emocionais, nada melhor do que atuar fortemente nas redes sociais. Esta é a visão de Henry Juszkiewicz, 59, presidente e diretor executivo da Gibson Guitar Corporation.

"Cerca de 90% dos nossos investimentos em marketing são direcionados ao relacionamento com os consumidores, e não ao produto em si. Se tivermos o dobro de resultado positivo nos índices de engajamento em relação aos nossos concorrentes, teremos o dobro de sucesso nas vendas --e os números mostram isso", afirmou Juszkiewicz durante o Fórum Mundial de Mídia Social, que acontece nesta semana em Londres.

Para o presidente da empresa de passado centenário, as redes são úteis não apenas para a construção de relacionamento, mas também para a obtenção de informações valiosas.

"Em pesquisas como os 'focus groups', você vê pessoas dizendo coisas que não são verdade. É lixo. Nas redes, muitas vezes o consumidor dá respostas sem sequer perceber."

A companhia investe em monitoramento e análise de dados originados do Facebook, Twitter, YouTube, blogs e outras plataformas. Diante da profusão de informações, considera Juszkiewicz, é preciso ter em mente um objetivo claro.

"Temos todo tipo de métrica --o que é bastante útil--, mas as informações não são aprofundadas e podem causar confusão. O valor de uma informação está relacionado ao que você faz com ela."

Atualmente, a Gibson tem 1,6 milhão de fãs no Facebook (o segmento Les Paul tem outro milhão de fãs). No Twitter, são 400 mil seguidores da conta principal da empresa.

Juszkiewicz, que adquiriu a Gibson com outros parceiros em 1986, afirma que a missão da companhia nas redes é desenvolver uma relação de longo prazo. Para isso, diz inspirar-se no fundador da Apple.

"Um dos meus heróis do marketing é Steve Jobs. Ele era muito bom nisso. Sabia desenvolver o produto e, mais do que isso, criar um marketing viral fantástico. Era brilhante."

Gibson foca redes sociais, diz presidente da fábrica de guitarras

Para um produto com faturamento movido a respostas emocionais, nada melhor do que atuar fortemente nas redes sociais. Esta é a visão de Henry Juszkiewicz, 59, presidente e diretor executivo da Gibson Guitar Corporation.

"Cerca de 90% dos nossos investimentos em marketing são direcionados ao relacionamento com os consumidores, e não ao produto em si. Se tivermos o dobro de resultado positivo nos índices de engajamento em relação aos nossos concorrentes, teremos o dobro de sucesso nas vendas --e os números mostram isso", afirmou Juszkiewicz durante o Fórum Mundial de Mídia Social, que acontece nesta semana em Londres.

Para o presidente da empresa de passado centenário, as redes são úteis não apenas para a construção de relacionamento, mas também para a obtenção de informações valiosas.

"Em pesquisas como os 'focus groups', você vê pessoas dizendo coisas que não são verdade. É lixo. Nas redes, muitas vezes o consumidor dá respostas sem sequer perceber."

A companhia investe em monitoramento e análise de dados originados do Facebook, Twitter, YouTube, blogs e outras plataformas. Diante da profusão de informações, considera Juszkiewicz, é preciso ter em mente um objetivo claro.

"Temos todo tipo de métrica --o que é bastante útil--, mas as informações não são aprofundadas e podem causar confusão. O valor de uma informação está relacionado ao que você faz com ela."

Atualmente, a Gibson tem 1,6 milhão de fãs no Facebook (o segmento Les Paul tem outro milhão de fãs). No Twitter, são 400 mil seguidores da conta principal da empresa.

Juszkiewicz, que adquiriu a Gibson com outros parceiros em 1986, afirma que a missão da companhia nas redes é desenvolver uma relação de longo prazo. Para isso, diz inspirar-se no fundador da Apple.

"Um dos meus heróis do marketing é Steve Jobs. Ele era muito bom nisso. Sabia desenvolver o produto e, mais do que isso, criar um marketing viral fantástico. Era brilhante."

terça-feira, 27 de março de 2012

Microsoft confisca servidores usados em fraudes on-line

Microsoft declarou-se vitoriosa em seus esforços para combater fraudes on-lines contra bancos, dizendo que havia confiscado diversos servidores utilizados para roubar logins e senhas, interrompendo alguns dos círculos mais sofisticados do cibercrime.

A fabricante de software disse nesta segunda-feira que seu grupo de investigações sobre o cybercrime também tomou medidas legais e técnicas para combater criminosos notórios que infectam computadores com o predominante software maligno conhecido como Zeus.

Ao recrutar computadores em redes conhecidas como botnets, o software Zeus registra a atividade online das máquinas infectadas, fornecendo aos criminosos as credenciais para acessar contas financeiras.

"Nós interrompemos uma fonte crítica de renda para criminosos digitais e ciberladrões, ao mesmo tempo adquirindo informações importantes para ajudar a identificar os responsáveis e melhor proteger vítimas", disse Richard Boscovich, advogado-sênior para a Unidade de Crimes Digitais da Microsoft, que administrou a investigação em colaboração com a indústria financeira.

A Unidade de Crimes Digitais da Microsoft é um grupo mundial de investigadores, advogados, analistas e outros especialistas que combatem o cibercrime. Há um ano eles ajudaram autoridades dos Estados Unidos a eliminar uma botnet conhecida como Rustock que era uma das maiores produtoras de email spam. Alguns especialistas em segurança estimam que em seu apogeu, a Rustock foi responsável por metade do spam em caixas de lixo de emails.

A empresa disse que as manobras anunciadas nesta segunda-feira não haviam acertado o golpe fatal no Zeus, que ainda está disponível para download em sites frequentados por hackers criminais. Ele é usado para administrar muitas botnets, incluindo algumas que não foram impactadas pelas ações da Microsoft.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Empresa que criou o “Angry Birds” quer ser maior que a Disney

megalomania da Rovio, empresa que criou o viciante joguinho “Angry Birds”, parece não ter limites.

Em outubro do ano passado entrevistei um executivo da empresa, que disse que o público do game inclui “todas as pessoas de 2 a 90 anos” e que além de games móveis, a Rovio pretendia lançar filmes, jogos para consoles, livros (!), histórias em quadrinhos, bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e por aí vai… Tudo envolvendo a marca.

Nesta sexta-feira (23), Peter Vesterbacka, chefe de marketing da companhia, disse que “a Rovio será maior que a Disney” e acrescentou mais um (grande) item à lista de produtos
Angry Birds: parques temáticos.

Os parques unirão o mundo virtual e real, como diz o vídeo, com salas de computadores e brinquedos tradicionais ao ar livre, como escorregadores e balanços. Será que dá certo?

Até o último jogo da série, o Angry Birds Space, tem areas grandiosos: os passarinhos raivosos entram em combate com os porcos verdes malignos no espaço sideral -o game foi desenvolvido em colaboração com a agência espacial norte-americana, a NASA.

domingo, 25 de março de 2012

Empresa que criou o “Angry Birds” quer ser maior que a Disney

megalomania da Rovio, empresa que criou o viciante joguinho “Angry Birds”, parece não ter limites.

Em outubro do ano passado entrevistei um executivo da empresa, que disse que o público do game inclui “todas as pessoas de 2 a 90 anos” e que além de games móveis, a Rovio pretendia lançar filmes, jogos para consoles, livros (!), histórias em quadrinhos, bichos de pelúcia, roupas, brinquedos e por aí vai… Tudo envolvendo a marca.

Nesta sexta-feira (23), Peter Vesterbacka, chefe de marketing da companhia, disse que “a Rovio será maior que a Disney” e acrescentou mais um (grande) item à lista de produtos
Angry Birds: parques temáticos.

Os parques unirão o mundo virtual e real, como diz o vídeo, com salas de computadores e brinquedos tradicionais ao ar livre, como escorregadores e balanços. Será que dá certo?

Até o último jogo da série, o Angry Birds Space, tem areas grandiosos: os passarinhos raivosos entram em combate com os porcos verdes malignos no espaço sideral -o game foi desenvolvido em colaboração com a intel agência espacial norte-americana, a NASA