Pesquisar este blog

sábado, 14 de abril de 2012

Anatel libera venda do novo iPad no Brasil

homologação do novo iPad (modelo A1430), processo que libera a venda do modelo mais recente do tablet da Apple no país.

Lançado no início de março nos EUA, o aparelho possui como principais diferenciais a Tela Retina de altíssima resolução, processador gráfico quad-core e a câmera traseira de 5MP.

O mais recente tablet da Apple precisa receber a homologação por utilizar mecanismos de radiofrequência - conexão Wi-Fi e 3G. De acordo com a resolução 242 da Anatel, "a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão”. Vale lembrar que a homologação não signfica a chegada imediata do equipamento às lojas.



Imagem publicada no site da Anatel junto com os arquivos da homologação do aparelho

Até o fechamento dessa reportagem, Macworld Brasil não havia conseguido contato com a Apple Brasil para comentar sobre uma possível data de lançamento no país. No ano passado, o anterior iPad 2 demorou cerca de três meses após seu lançamento nos EUA para chegar ao Brasil. Ainda resta saber se a nova versão do aparelho funcionará com a rede 4G brasileira (ainda não lançada).

Para saber mais sobre a terceira geração do iPad, confira nosso review completo do aparelho.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Smartphones e PCs reagem à crise e vendas sobem no 1º trimestre de 2012

incerteza econômica mundial está sendo vencida na área de PCs e celulares inteligentes, destacam pesquisas do Gartner e do Credit Suisse, divulgadas nesta quinta-feira, 12/04. Expectativa nos terminais inteligentes é que, em 2014, serão vendidas 1.05 bilhão de unidades, com forte impulso da China.

No mercado de Pcs, apesar da 'disputa' com os tablets e smartphones, as vendas foram positivas nos três primeiros do ano, especialmente, na Europa e na África. Mundialmente foram comercializados 89 milhões de PCs. No ranking de fornecedores, prossegue o sobe e desce dos rivais.

"Nós estamos vendo um forte crescimento do mercado de smartphones na China, que será responsável por 22% das vendas globais em 2015", avalia Kulbinder Garcha, do Credit Suisse. Expectativa é que o mercado mundial de smartphones cresça 23% em 2012, especialmente, em função dos novos aplicativos e serviços. Entre os fornecedores, Garcha acredita que a Nokia, com Windows Phone, deverá apresentar uma recuperação ao longo deste ano, apesar da informação - negativa da própria fabricante para o 1º trimestre. O analista também prevê um acirramento da disputa entre Apple e Samsung, mas adverte para o futuro de gigantes como Motorola Mobility, nas mãos do Google, HTC e Research in Motion, dona do Blackberry.

Os fabricantes de PCs comemoram o resultado dos três primeiros do ano. Apesar das expectativas negativas, as vendas surpreenderam e no período foram comercializados 89 milhões de unidades no mundo, revela o Gartner. O impulso não foi dado apenas pelos países emergentes, mas pelo incremento das vendas na Europa - onde há ainda forte abalo econômico - Oriente Médio e África, que registraram um crescimento de 6,7%.

Os números são bem superiores, por exemplo, aos contabilizados na Ásia Pacífico, onde o impulso ficou em 2%. De acordo com a consultoria, esse crescimento abaixo da média está ligado ao fato de o governo da China ter encerrado o subsídio para a compra de PCs de baixo custo destinados à área rural do país.

Também na Índia, o governo adiou a iniciativa de dar gratuitamente laptops para os estudantes - freiando a compra de equipamentos. Quem registrou baixa nas vendas foram os Estados Unidos - 3,5%, chegando a 15 milhões de unidades, mas a expectativa era mais pessimista - 6,1%.

"Fato é que os fabricantes de PCs podem respirar porque não dependem tanto dos países emergentes para manterem suas vendas. Os resultados estão provando isso", sustenta Mikako Kitagawa, analista do Gartner. Na disputa entre os fabricantes de PCs, a HP se manteve na primeira posição, com 17,2% do market share. Mas começa a ser ameaçada pela chinesa Lenovo, que cresceu 28,1% e alcançou 13,1% e a segunda posição no ranking mundial.

Os tablets também seguem brilhando. Tanto que o Gartner prevê que as vendas globais dos dispositivos vão somar 118,9 milhões de unidades em 2012. O número representa um crescimento de 98% sobre a base de 60 milhões de unidades vendidas em 2011. Segundo a consultoria, a categoria vai alcançar um total de vendas de 182,4 milhões de unidades em 2013, e de 369,2 milhões de dispositivos em 2016.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Petroleira de Eike Batista confirma óleo leve na bacia de Santos

OGX (OGXP3), empresa do Grupo EBX, do empresário Eike Bastista, confirmou nesta quinta-feira (12) a presença de óleo leve na acumulação de Natal (OGX-74), na bacia de Santos.

A descoberta confirma o "grande potencial de acumulações de óleo" nos blocos da OGX na bacia de Santos, disse em nota Paulo Mendonça, diretor Geral e de Exploração da companhia.

A empresa informou, em comunicado, que o teste foi feito no poço 3-OGX-74-SPS, primeiro poço de extensão da acumulação de Natal (1-OGX-11D-SPS), no bloco BM-S-59.

O poço OGX-74 fica a 115 km da costa do Estado de São Paulo, segundo a empresa.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pesquisa sobre tráfego na web tem falhas, mas retrata bem a rede hoje

Estudo da empresa de segurança digital Incapsula indica que 51% do tráfego de dados na web é "não humano".

No "press release" que divulgou sobre a pesquisa, a companhia destaca que "revela o que o Google Analytics não mostra: 51% do tráfego de seu site é invisível a você" e 31% têm objetivo malicioso. Portanto, compre o serviço da Incapsula, que identifica e mata esses robôs malvados.



ROBÔS NO COMANDO







Tráfego automatizado já supera o humano na web, diz pesquisa



Máquinas representam até 90% da audiência de sites pequenos



Nelson de Sá: Pesquisa sobre tráfego na web tem falhas, mas retrata bem a rede hoje



Evgeny Morozov: Os robôs vão substituir os jornalistas?


Bruce Sterling, o autor ciberpunk, saltou sobre a imagem das "entidades não humanas". Mas admitiu que "essas estatísticas não são confiáveis" e, no caso, não refletem a internet toda e sim os sites monitorados pela empresa, que "coincidentemente oferece segurança...".

Mas a questão é que, além de ecoar os autores de ficção científica, que já exploravam o temor das máquinas antes de existir a web, a pesquisa revela a vivência de qualquer internauta, cada vez mais invadido também por robôs "legítimos" da Microsoft, da Apple ou do citado Google.

Eles respondem por 20% do tráfego não humano, diz a Incapsula, com a diferença de não serem maliciosos e coletarem dados para o bem. Também eles, porém, desumanizam: indivíduos têm seus dados tornados caricaturas digitais e vendidos por aí a empresas que exploram e reforçam as caricaturas.

No site do "Tec", Evgony Morozov, autor de "The Net Delusion", alertou que a verdadeira ameaça está num mundo em que ser anônimo já é quase impossível. "Um mundo que os anunciantes -e Google, Amazon e Facebook- mal podem esperar, mas no qual o pensamento crítico pode ser difícil de promover."

Ele falava da Narrative Science, start-up que nasceu na Universidade Northwestern há dois anos e estreou na "Forbes" há dois meses (leia abaixo). Faz reportagens financeiras "sem intervenção humana", a partir de balanços. E é lida por outros robôs, para projeções financeiras, ironiza Morozov.

Nem ele nem Peter Kafka, do site "AllThingsD", veem maior problema nesses repórteres robôs, que são só o estágio seguinte das "fazendas de conteúdo". Podem até ajudar, livrando repórteres do jornalismo já automático para o jornalismo crítico.

Em debate dias atrás em Washington, Bob Woodward e Carl Bernstein, do caso Watergate, questionaram se seria viável uma reportagem igual, agora. De um lado, pela visão corrente de que a web é fonte, quando "a verdade está nas fontes humanas". De outro, pela recepção, "mais aberta aos fatos reais do que hoje".

Não só a produção de conteúdo vem sendo desumanizada, seja ela de humanos ou máquinas, como também o próprio consumo, seja ele humano ou robô.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cabines telefônicas de Nova York terão tela tátil e internet

As cabines telefônicas sem uso de Nova York vão passar por uma reforma, sendo equipadas com telas táteis de 32 polegadas e acesso à internet, o que possibilitará a obtenção de informações sobre transporte, restaurantes, locais históricos e shoppings, além de eventos culturais e espetáculos, anunciou a prefeitura da cidade nesta segunda-feira (9).

Como parte do projeto, já no mês que vem 250 cabines telefônicas contarão com as inovações. Através delas, também será possível acionar o número 311, do serviço de reclamação.

As informações estarão disponíveis em vários idiomas, a serem determinados em função da demanda, explicou Nicholas Sbordone, porta-voz da prefeitura para assuntos de tecnologia e comunicação.

"Estamos no processo de adaptação destas cabines e o programa-piloto vai nos ajudar muito", disse Sbordone, adicionando que, até o final de 2014, seu destino estará mais definido.

Existem atualmente 12,8 mil telefones públicos externos em Nova York, que vêm sendo cada vez menos utilizados.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Eva Andressa decidiu ensinar alguns segredos de como manter as pernas definidas por meio de muita malhação. A atleta e bicampeã de Body Fitness acaba

Eva Andressa decidiu ensinar alguns segredos de como manter as pernas definidas por meio de muita malhação. A atleta e bicampeã de Body Fitness acaba de lançar o seu primeiro de uma série voltada para interessados em praticar exercícios da maneira correta.

No primeiro vídeo, a atleta mostra como exercitar e deixar as pernas torneadas. Além de mostrar o exercício, Eva também explica como executá-los de maneira correta
De acordo com a assessoria de comunicação da atleta, os próximos vídeos da curitibana irão mostrar como realizar treinos para os glúteos, abdômen e tríceps.

Por meio das redes sociais, Eva dá dica aos seus seguidores sobre alimentação, saúde e bem-estar. A atleta tem 27 anos e já recebeu o título de Musa Fitness

Celular já pode ser usado como carteira virtual no Brasil

A partir de hoje, portadores dos telefones celulares C7, N9 e 701, todos fabricados pela Nokia, podem usá-los como carteiras virtuais no Brasil.

É possível pagar contas em bares, restaurantes ou até mesmo transferir dinheiro entre duas pessoas. As transações financeiras, por enquanto, só funcionam entre os modelos citados.

Para isso, é preciso baixar o aplicativo do PagSeguro (serviço do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), lançado hoje na loja virtual do sistema Symbian, que usa a tecnologia NFC, presente nos três modelos.

O próprio celular pode fazer tanto o papel de cartão de crédito quanto de terminal de cobrança. Há duas versões do aplicativo: um específico para quem compra e outra para quem vende.

Para que a transação se realize, basta que os aparelhos estejam próximos (cerca de 3 cm) e rodando o aplicativo do PagSeguro, que funciona como um mediador para transações on-line.

"A tecnologia já estava disponível desde o ano passado, mas ainda não havia aplicativos que a utilizassem", afirma Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro.

Taquehara diz que o aplicativo chega para Windows Phone no ano que vem e que o interesse é também disponibilizar o programa para Android e iOS --se a próxima geração do telefone da Apple tiver a tecnologia.

"O aplicativo poderá fazer operações entre celulares de diferentes sistemas", diz Taquehara. "A única obrigação é que ambos tenham NFC", afirma o gerente.

A Samsung pode ser a próxima fabricante a disponibilizar celulares com a tecnologia no país. Já a Visa diz que mantém conversas com teles brasileiras sobre o NFC, mas que ainda não há planos.

domingo, 8 de abril de 2012

Pinterest já é a terceira rede social mais popular dos EUA

Uma nova pesquisa sobre mídias sociais, publicada pela empresa norte-americana Experian, aponta o Pinterest como a terceira maior rede social dos EUA, atrás apenas do Facebook e Twitter.
Em dois meses, "Pinterest pornô" consegue 15 mil usuários

O serviço, que é uma rede para compartilhamentos de imagens organizadas por interesses, tem mostrado uma rápida popularização. Entre janeiro e fevereiro deste ano o número de usuários cresceu em aproximadamente 50%.

Em dezembro do ano passado o site já constava na lista das dez redes sociais mais utilizadas dos EUA. Com essa explosão no número de usuários, o Pinterest conseguiu deixar para trás outros serviços populares, como Google + e Tumblr.



Segundo a pesquisa, só no mês de fevereiro, o Pinterest recebeu cerca de 17,8 milhões de visitantes únicos. O tempo gasto no site também apresentou números positivos: em média, cada pessoa passou cerca de 89 minutos por mês na rede. Apesar de ser alta, essa média ainda está distante dos 405 minutos mensais do Facebook.

No geral, o estudo também traz um grande crescimento do uso de redes sociais entre a população estadunidense. Segundo a Experian, 91% dos adultos norte-americanos estão presentes em tais serviços, enquanto 15% de todo o tráfego gerado na internet dos EUA foi gerado por mídias sociais.

A pesquisa original, na íntegra e em inglês, está disponível no site da empresa.