Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Luta entre brasileiros em torneio dos EUA se destaca em redes sociais

O Ibope informou que a luta entre os brasileiros Anderson "Spider" Silva e Vitor Belfort no UFC --organização americana que reúne lutadores de diversas modalidades-- gerou um volume de comentários maior do que manifestação do Egito e o incêndio na Cidade do Samba em perfis do Brasil nas redes sociais.

A informação foi dada nesta sexta-feira (11).

Julie Jacobson -5.fev.11/AP

Vitor Belfort (esq.) luta contra Anderson Silva no 1º round do torneio norte-americano UFC, na semana passada

Segundo o instituto, no acumulado dos primeiros dez dias de fevereiro, foram mais de 240 mil mensagens mencionando algum termo relacionado ao confronto.

"Para se ter uma ideia, somente no dia 6, madrugada em que a luta foi realizada, o pico de discussões chegou a 100 mil mensagens", diz o comunicado do Ibope.

Já as manifestações dos egípcios contra o ditador Mubarak, que estão ocorrendo desde o dia 25 de janeiro, contabilizaram 80 mil do dia 1º até o dia 10 de fevereiro.

O incêndio na Cidade do Samba, área destinada para os barracões das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, rendeu quase 50 mil comentários nos sites sociais.

No dia da tragédia, o volume de comentários sobre o episódio chegou a 35 mil mensagens. "A mobilização de artistas influentes no Twitter colaborou significativamente para o aumento do volume das menções", afirma o instituto.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sociedade deve cobrar políticos via Twitter, diz Fabio Barbosa

As mídias sociais -- com o poder de difusão de mensagens de consumidores descontentes no Twitter ou no YouTube -- estão obrigando as empresas a ser mais transparentes. Mas e os políticos? "Temos que fazer com os políticos o que fazemos com as empresas", disse ontem o presidente do conselho de administração do Banco Santander.

O executivo, que também é colunista da Folha, conversou ontem com jovens no Social Media Week, evento que acontece esta semana em São Paulo e, simultaneamente, em outras oito cidades dos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Governo apoiará isenção fiscal para tablets no Brasil
Web cresce mais em tablet do que em celular
"O consumidor hoje está muito bem informado e sabe o que quer. Mas como sociedade, não cobramos dos políticos. Não devemos nos importar com o que eles falam, mas com o que eles fazem."

Barbosa foi aplaudidíssimo pela plateia de jovens ao falar sobre sua visão otimista para o futuro do Brasil e como as mídias sociais e a "sociedade conectada" estão ajudando a dar mais transparência ao país, e em especial, ao mundo corporativo. "Não existe mais 'on' e 'off'. Você está 'on' o tempo todo. Temos que acabar com aqueles que venceram na sombra", disse Barbosa, que é conhecido por seu engajamento ambiental, sobretudo quando presidia o Banco Real, que hoje faz parte do Santander.

O Santander, um dos principais patrocinadores do evento, conta com sua própria rede social corporativa, chamada de Círculo Colaborativo. São 30 mil usuários (de um total de 54 mil funcionários) e 276 blogs. "Essa rede social permite uma rica troca de experiência entre funcionários e ajuda a melhorar produtos e processos. Não é como uma caixa de sugestões que se perde. O que se escreve ali todo mundo lê", explica Barbosa.

De acordo com o executivo, o banco está montando uma estrutura simular para dar mais voz aos clientes. "Hoje já estamos no Twitter e Facebook, mas esse novo projeto é um passo além."

Realizado no centro de convenções da faculdade FAAP

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Brasil atinge oitavo lugar em número de usuários de internet

Com 40 milhões de usuários de internet em 2010, o Brasil ficou em oitavo lugar em um ranking de 43 países divulgado nesta quarta-feira (9) pela consultoria comScore, que só considera acessos de maiores de 15 anos feitos em casa ou no trabalho.

De 2009 para 2010, o número de internautas brasileiros cresceu 20%, segundo o levantamento.

A China lidera a lista, com 291,5 milhões. Em seguida, vêm EUA (180,9 milhões), Japão (73 milhões), Alemanha (49,3 milhões), Rússia (46,1 milhões), França (41,9 milhões) e Índia (41,5 milhões).

Em 2010, o Brasil ultrapassou o Reino Unido, que fechou o ano com 38,2 milhões de usuários da rede.

Alex Banks, diretor administrativo da comScore no Brasil, estima que o Brasil deva superar a França em breve.

Em média, brasileiros passam 24,3 horas por mês na internet, superando em duas horas a média global.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Autor de 2 gols, Neymar diz que Brasil teve calma para vencer

Autor de dois gols na vitória da seleção brasileira sobre o Chile por 5 a 1, na madrugada desta terça-feira, pelo hexagonal do Campeonato Sul-Americano sub-20, o atacante Neymar destacou a tranquilidade que a equipe teve quando empatava por 1 a 1 e sofria pressão do adversário.

Neymar marca 2, e Brasil vence o Chile na estreia da 2ª fase
Pilar Olivares-31.jan.2011/Reuters

Neymar comemora gol na vitória sobre o Chile na abertura do hexagonal final do Sul-Americano
"Nós conseguimos manter a calma. Mantivemos a calma e conseguimos marcar os gols que nos levaram à vitória", afirmou Neymar após a partida. "Foi importante conseguir fazer os gols e sair com a vitória. Começamos muito bem, agora é descansar e pensar no próximo adversário", acrescentou o jogador, referindo-se ao próximo jogo: contra a Colômbia, na madrugada de sexta-feira.

Com a vitória, a seleção brasileira lidera o hexagonal do Campeonato Sul-Americano, com três pontos --mesma pontuação de Equador e Uruguai, que levam desvantagem nos critérios de desempates.

A competição classifica os dois primeiros colocados para os Jogos Olímpicos de Londres e os quatro melhores para o Mundial da categoria.

Diretor do Google passou 12 dias de olhos vendados no Egito

jovem egípcio membro da diretoria local do Google --detido durante as manifestações contra o governo do ditador Hosni Mubarak e libertado nesta segunda-feira-- afirmou em entrevista à rede privada Dream 2 ter passado 12 dias detido com os olhos vendados.

Na entrevista, divulgada na noite de segunda-feira, Wael Ghonim, chefe de marketing do Google no Oriente Médio e na África, confirmou ser o administrador da página "Todos somos Khaled Said", criada no Facebook.

AP/Google Inc.

Desaparecido desde o dia 28,o funcionário do Google Wael Ghoneim foi detido e passou 12 dias de olhos vendados
O grupo, junto com o Movimento 6 de abril, participou do lançamento da onda de protestos contra o presidente, que começaram em 25 de janeiro.

"Tive os olhos vendados durante 12 dias, eu não escutava nada, não sabia de nada", contou, indicando ter sido preso no dia 27 de janeiro e passado os dias seguintes em poder dos temidos serviços de segurança egípcios.

A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI) expressou no domingo (6) sua preocupação com a possibilidade de que Ghoneim fosse torturado durante sua prisão.

Segundo a ONG, que citava testemunhos oculares, Wael Ghoneim foi detido por homens à paisana, provavelmente membros dos serviços de segurança egípcios, durante as manifestações.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Motorola vai lançar tablet no fim de fevereiro nos EUA

novo tablet Xoom, fabricado pela Motorola, deve ser lançado no dia 24 de fevereiro a preço de US$ 799,99 nos Estados Unidos, segundo informa o blog Engadget nesta segunda-feira (7).

A informação foi dada durante uma propaganda do Super Bowl, campeonato de futebol americano (e um dos maiores eventos esportivos dos EUA).

Ethan Miller/Getty Images/AFP

Xoom, concorrente do iPad apresentado pela Motorola, será produzido no Brasil, afirmaram executivos

A assessoria de imprensa informou à Folha que o tablet chega no 1º semestre no Brasil --sem fornecer uma data exata, contudo. A fabricação do Xoom também ocorrerá no país.

O Xoom, que tem tela de 10,1 polegadas, pouca coisa maior que a do iPad, mas um processador bem mais potente, além de duas câmeras (uma na frente para videoconferência), será produzido na fábrica da empresa em Jaguariúna, no interior de São Paulo, mas o executivo disse não ter muito mais detalhes além disso.

Perguntas sobre preço, por exemplo, recebem como resposta um genérico 'será competitivo com o iPad'.

A versão Wi-Fi, que se conecta à internet por redes sem fio, chega primeiro ao mercado e deverá ser colocada nas lojas; a versão 3G, que será disponibilizada mais tarde, deverá ser comercializada em parceria com as operadoras de telefonia celular.

Veja, abaixo, a propaganda exibida no Super Bowl.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Banco de dados de São Paulo é limitado, dizem especialistas

anunciar em janeiro o portal Governo Aberto, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) sinalizou uma mudança na cultura do sigilo de dados públicos.

A teoria é promissora: um "pioneiro e inédito" banco de informações sobre a gestão paulista. Na prática, contudo, o portal ainda não disse a que veio, segundo especialistas.

Apu Gomes - 18.jan.2011/Folhapress

Alckmin sinalizou mudança na cultura do sigilo de dados públicos
A maior crítica é a escassez de dados, como os financeiros, por exemplo.

"É basicamente inútil. Se publicam uma coisa chamada Governo Aberto, é necessário que existam informações sobre a gestão", afirma Claudio Weber Abramo, da ONG Transparência Brasil.

A proposta é ser uma espécie de Disneylândia da transparência para ciberativistas, que poderiam trabalhar em cima do material que o governo disponibiliza.

Um dos objetivos do projeto é que o banco de dados, cruzado com outras informações e analisado por especialistas, se converta em dicas de novas políticas públicas.

Por exemplo: mesmo estatísticas de acidente de bicicleta já foram aproveitadas pela sociedade civil, no Canadá, para planejar rotas de ciclismo seguras.

Diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV (Fundação Getulio Vargas), Ronaldo Lemos afirma que o material ainda é ralo.

"Há arquivos de menos de 400 Kbytes! Ou seja, bem menor do que uma única música em MP3."

Segundo Lemos, "uma divulgação para valer deveria alcançar um volume muito maior de dados, da casa dos terabytes [1 bilhão de vezes maior do que um kb]".

Hoje, são 37 bases de dados --a maioria já disponível, mas de forma dispersa, em outros sites do governo.

Fabiano Angélico, também da FGV, enxerga outro flanco na iniciativa.

Antes de fazer download de um documento, o usuário precisa passar por um sistema de verificação de palavras (digitar as letras que enxerga na tela), usado em sites para diferenciar humanos de "robôs" --programas que executam uma tarefa automaticamente.

Com esse obstáculo, o serviço tem de ser feito manualmente, acessando uma base por vez. Para Angélico, nessas condições, "nem o mais nerdzinho dos meninos" vai ter paciência para construir uma ferramenta que avalie o banco de dados.

Esses especialistas colocam em xeque os planos da Secretaria de Gestão Pública de montar uma rede de colaboradores civis.

Foi com essa intenção que Alckmin lançou o projeto numa feira digital. Segundo o secretário de Gestão, Julio Semeghini, a escolha foi feita a dedo, pois lá está "o pessoal que usa [os dados]".

Arthur Massuda, da ONG Artigo 19, faz uma ressalva: "Depender da criação de informação por usuários seria omissão do poder público".

Massuda também critica a dispersão de leis estaduais que obriguem a transparência "em diversas legislações com temas específicos".

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Empresa lança rede social de voz no Brasil

celular, lançou a rede social de voz Blaving no Brasil, nesta quinta-feira (3).

Os usuários podem postar mensagens de áudio de até dois minutos pela web ou por um aplicativo para telefone celulares, já disponível para iPhone (iOS), Android, BlackBerry e Java.

Em comunicado, a empresa diz que "o Blaving permite desde mensagens sobre o dia-a-dia do usuário até a publicação de notícias ou até mesmo comentários e anedotas para artistas que usam as redes sociais como forma de divulgar seu trabalho".

"Como um Twitter de voz, os usuários podem seguir e ser seguidos, escolher favoritos e compartilhar postagens e usuários, e contar com recursos de geolocalização --algo muito útil para postagens feitas via celular". O

O Blaving também permite a interação de outras redes sociais, como o Twitter, Facebook e Orkut. Para conhecer a rede, basta ir ao endereço www.blaving.com.br