Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Banda larga móvel no Brasil cresce 17% e ganha dois milhões de usuários no trimestre

Com crescimento de 34,1% nos últimos doze meses, o número de clientes 3G chegou a 680 milhões no mundo, o que equivale a 13,7% do total da base de celulares. E um em cada cinco celulares atualmente vendidos já é smartphone, o que evidencia a tendência destes dispositivos se tornarem os principais meios de acesso à internet, superando o PC. Os números são do "5º Balanço Huawei da Banda Larga Móvel", pesquisa realizada Huawei em parceria com a Teleco, referente ao segundo trimestre de 2010.

No Brasil, a participação dos serviços de dados na receita das operadoras brasileiras registrou crescimento expressivo, correspondente a 37% nos últimos doze meses e 10% no segundo trimestre de 2010. O faturamento dos serviços de dados superou 16% da receita do total de serviços de telecomunicações.

Com a adição líquida de 2 milhões de acessos em banda larga móvel, a taxa de crescimento foi de 17%, valor superior aos 3% correspondentes à banda larga fixa no mesmo período. Identifica-se, nestes números, um aumento constante dos acessos via modem e um aumento ainda maior dos aparelhos 3G que passaram de 8,7 milhões no primeiro trimestre para 10,4 milhões no segundo trimestre de 2010.

Em junho de 2010, a cobertura de banda larga móvel, superior aos compromissos estabelecidos para 2012, já estava disponível para 65,2% da população e presente em 13,3% dos municípios brasileiros. Todas as capitais de estado e municípios com mais de 500 mil habitantes estão atendidos por quatro operadoras

Todo este cenário de crescimento da banda larga móvel no Brasil tende a ser favorecido ainda mais, especialmente a partir de 2013, conforme a recente regulamentação da Anatel sobre o uso do espectro de 2,5 GHz para a introdução da nova tecnologia LTE (Long Term Evolution) que possibilitará o aumento da velocid

Nenhum comentário:

Postar um comentário