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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um ano depois de briga com a China, Google planeja crescimento

Google está recarregando suas armas na China e planeja se concentrar em publicidade on-line convencional e no florescente setor de exportação, um ano depois que uma disputa com Pequim quanto a censura e ataques de hackers praticamente pôs fim às suas atividades no país.

A estrada para a recuperação será certamente acidentada, mas o gigante da internet parece estar posicionado de maneira suficientemente positiva para reconstruir sua presença no maior mercado mundial da rede, com seus mais de 400 milhões de usuários.

"Se considero que serão capazes de fazê-lo? Sim, o mercado continua a crescer muito rápido, e um pequeno pedaço de uma torta muito grande continua a ser um grande pedaço", disse T. R. Harrington, presidente-executivo da Darwin Marketing, uma consultoria de marketing para o setor de buscas.

O mercado de buscas chinês é estimado em 11 bilhões de iuanes (US$ 1,7 bilhão) em 2010, e deve crescer em média 50% ao ano pelos próximos quatro anos, de acordo com a iResearch.

Embora a fatia do Google na arena chinesa de buscas esteja destinada a continuar caindo por mais alguns anos, as dimensões do mercado e seu ritmo acelerado de crescimento devem oferecer proteção suficiente à empresa por enquanto.

Sob seu novo plano, o Google está dirigindo atenção a publicidade de empresas chinesas em seu serviço internacional de buscas, um negócio que já responde por metade das receitas da empresa na China, segundo Harrington.

A aposta do Google é a de que os exportadores chineses, ansiosos por atingir seus clientes fora do país, utilizarão o alcance global da empresa por meio de seus sites internacionais de busca.

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