Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Conferência de games celebra o passado

Celebrando 25 anos de realização, a Game Developers Conference 2011, que na semana passada reuniu produtores de jogos de todo o mundo em San Francisco, nos EUA, homenageou diversos clássicos dos videogames e seus criadores.

Porém, mesmo envolto em clima nostálgico, o evento não deixou de olhar para o futuro da indústria, permeado pelos jogos sociais, portáteis e superproduções.

Em uma rara aparição pública --ainda mais no Ocidente--, Tori Iwatani, criador do seminal Pac-Man, revelou que fez o jogo para atrair as mulheres aos games: "Na época, trinta anos atrás, os fliperamas eram playgrounds para garotos. Por isso, eram locais sujos e fedidos (risos)", brincou.

E o que dizer do fato de que David Crane precisou de mil horas de programação para fazer Pitfall!, lançado em 1982, caber em 4 Kbytes (4.096 bytes) de memória do Atari 2600? "Na época, só 10% do trabalho foi gasto na concepção do projeto; o restante foi gasto tentando fazer o hardware limitado rodar o jogo", explicou o autor.

Era mesmo uma época de improviso, na qual aparentemente os game designers não sabiam exatamente o que estavam fazendo ou para onde estavam indo. Jordan Mechner, autor de Prince of Persia, filmou o irmão para capturar os movimentos do herói e te

Nenhum comentário:

Postar um comentário