Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Na Gamescom, Fifa amplia vantagem sobre Pro Evolution Soccer

temporada virtual de futebol tem data para o pontapé inicial: será no dia 27 de setembro, quando Fifa 12, da EA Sports, entra em campo. Já Pro Evolution Soccer 12, da Konami, vem duas semanas depois e, a julgar pelo que foi exibido na feira europeia Gamescom, que vai até domingo (21), leva goleada do concorrente quando o assunto é realismo.

Não é que Pro Evolution Soccer 12 seja ruim. Longe disso: para quem é fã da franquia, características únicas como a presença da Copa Libertadores e a narração de Silvio Luiz, com comentários de Mauro Betting, são garantia de boas horas de diversão.

Reprodução

Jogador Kaká no game Fifa 12

Contudo, dentro de campo é difícil notar novidades significativas em relação à versão anterior. Na verdade, até certas falhas continuam intocáveis, como o comportamento confuso dos zagueiros em alguns momentos e a lei da vantagem que só funciona em alguns casos.

O game tem um ou outro truque na manga, como a possibilidade de controlar dois atletas ao mesmo tempo, dando mais dinamismo aos passes pela defesa adversária e aos lançamentos. Mas apenas o tempo vai dizer qual é o real impacto dessa inovação.

Por outro lado, Fifa 12, que passa por boa fase nos últimos anos, conseguiu evoluir: a movimentação dos atletas e está ainda mais realista, especialmente em relação aos impactos. Em outras palavras, os jogadores podem sofrer contusões em diferentes partes do corpo, como o joelho e o tornozelo, por exemplo.

Reprodução

Elano, Neymar e Ganso, jogadores do Santos, no game Pro Evolution Soccer

Infelizmente Fifa 12 não terá narração em português, mas quem comprar a versão distribuída oficialmente no Brasil poderá utilizar um uniforme temático exclusivo dentro do jogo. No país, o game vai sair por R$ 180 no PlayStation 3 ou Xbox 360, mas no PC o preço é bem mais camarada: R$ 60.

Outro problema de Fifa 12 consiste no fato de que certos times da série A do Campeonato Brasileiro, como Fluminense e Internacional, não foram licenciados, aparecendo com nomes e uniformes fictícios.

Se o fã de uma boa pelada virtual for capaz de ignorar estes problemas, Fifa 12 é mesmo a melhor opção, ainda que seja um simulador mais difícil de jogar --entretanto, quem consegue dominar a mecânica se diverte ainda mais com dribles, fintas etc.

Pro Evolution Soccer 12, por sua vez, tende a agradar os antigos fãs da série, que no Japão é chamada de Winning Eleven. O game também é mais fácil de jogar, o que cai como uma luva para aqueles que não têm lá muita paciência ou tempo para conseguir

Nenhum comentário:

Postar um comentário