Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Portugal Telecom define amanhã entrada na Oi

Portugal Telecom assina amanhã o contrato com a Oi, selando sua entrada no bloco de controle da operadora brasileira.

A Folha apurou que os portugueses vão fazer um aporte de R$ 8,4 bilhões, passando a deter 12,07% da Telemar Participações, que controla a Oi fixa e móvel. No total, eles chegarão a ter 25,6% de participação no grupo.

A cifra é um pouco superior àquela definida no acordo inicial, em que se previa participação total de 22,3%. A diferença se explica pela queda do preço das ações da Oi no mercado.

No acordo final, está prevista também uma divisão de funções entre brasileiros e portugueses. A Oi ficará responsável pela operação de telefonia fixa e móvel.

Caberá à PT a condução dos negócios relacionados à banda larga, incluindo a possível participação da 'nova Oi' no PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).

O atual presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, será mantido no cargo. Até o fechamento desta edição, ainda não estava definido quem será o indicado pela PT. Principal executivo da PT no país, Shakaf Wine seria o candidato natural ao posto.

A assinatura do acordo entre PT e Oi estava prevista para o início de janeiro deste ano, mas teve de ser adiada devido a uma reclamação feita à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por acionistas minoritários da BrT (Brasil Telecom), adquirida pela Oi em janeiro de 2009.

A solução de impasses era uma condição imposta pela PT para fechar o acordo com a Oi. Na semana passada, foi aprovada em assembleia a última troca acionária com a BrT, abrindo caminho para a entrada da PT na companhia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário